+1 202 555 0180

Have a question, comment, or concern? Our dedicated team of experts is ready to hear and assist you. Reach us through our social media, phone, or live chat.

Rock Hudson: All That Heaven Allowed

Assisti em outubro 2023 no Doc Lisboa ao documentário – Rock Hudson: All that heaven allowed, não tinha nenhuma ideia pré-concebida sobre o Rock Hudson, confesso que até sabia pouco sobre ele. Sabia apenas que foi, um ator americano conhecido nos anos 1950 e 1960, que morreu doente com SIDA em 1985. Um galã do cinema à moda antiga, e que o diagnóstico de SIDA expôs a sua homossexualidade, o que deixou todos em choque, sobretudo os que o tinha com a imagem da masculinidade perfeita.

A par disso tudo, e não querem revelar muito sobre o conteúdo do documentário, devo dizer que me surpreendeu como o Rock Hudson conseguiu “esconder” uma parte tão importante da sua vida, em prol de uma imagem idealizada pelos estúdios do cinema. O dinheiro, o sucesso, a fama sempre em primeiro lugar para manter um personagem de ficção vivo para o público.

A vida privada de um ator ou de outra pessoa qualquer não tem de ser exposta, cada um tem direito a ter a sua privacidade. Contudo, é importante contextualizar as histórias com o seu tempo e “vícios privados e públicas virtudes” eram o mote de Hollywood na época, e em muitas sociedades atuais ainda é o que impera. Por isso, pode-se dizer que Rock Hudson cumpriu o sonho americano: o rapaz bem parecido, trabalhador, carismático que conseguiu chegar ao cinema e ao topo do estrelato.

Tudo o que se gerou à sua volta, no meio do “glamour” da época e o que era esperado que fizesse, foi também parte de um enredo que os estúdios de cinema foram escrevendo para ele. Uma vez cúmplice, tornou-se difícil desfazer a crença instalada. Por um lado, permitia-lhe manter só para si essa parte da vida, por outro, deve ter sido terrivelmente complicado viver em segredo relacionamentos importantes e amores que mereciam viver na plenitude da felicidade.

Apesar dos rumores que existiram, quase desde sempre que seria homossexual, Rock Husdon foi um ator com uma carreira cheia de sucessos, contracenou com atrizes como Doris Day ou Elizabeth Taylor e participou no filme “O Gigante” com James Dean. No seu curriculum juntam-se inúmeras comédias românticas e mais tarde a participação em séries de TV como Dinastia.

Achei o documentário interessante para conhecer o homem por detrás do ator e o ator que escondia um outro homem, uma vida dupla no dia-a-dia e uma vida aclamada no ecrã do cinema e na TV.  

Fica o trailer para os mais curiosos.

Rock Hudson: All that heaven allowed: Stephen Kijak, 2023, United Kingdom – 105’

Share this article
Shareable URL
Prev Post

A importância da leitura enquanto crianças

Next Post

A Lua De Joana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Read next

The Tender Bar

Ora, todos deveriam ter um “tio Charlie” na vida. Alguém que mostrasse a realidade da vida, mas que estivesse…