Olá meu querido público.
Já se imaginaram entrar num avião para regressar a casa depois das férias, e em vez das horas estipuladas no horário, demorarem cinco anos? Isso mesmo, cinco anos. Não são cinco horas, dias ou meses, foram mesmo cinco anos.
A série que vos trago hoje é baseada numa história verídica (ou não) e que o seu mistério se encontra por resolver. Inicialmente estava disponível na HBO Max, mas, ao fim de 3 temporadas, foi cancelada. Até que a Netflix pegou nela e, no dia 4 de novembro (2022), tornou-se num fenómeno só com a parte I da temporada 4. Claro que depois de terminar esta meia temporada fica o desejo de que a parte seguinte chegue bem rápido. Apesar de ainda não haver confirmação da parte 2.
Mas antes, fica aqui o aviso do costume.
* PODE CONTER MUITOS SPOILERS *
Manifest – O mistério do voo 828 é baseada na história do voo 914 da companhia aérea Pan American World Airways (Pan Am) que terá saído do aeroporto de Nova Iorque em direção a Miami a 2 de julho do ano de 1955, com 57 passageiros a bordo. Mas, só aterrou 30 anos depois (há notícias que falam em mais anos, mas não exageremos mais a história e fiquemos pelos 30 anos), em 1985, na Venezuela, em Caracas, a uma distância de mais de 1.200 quilómetros do destino.
Claro que esta história nunca foi dada como verdadeira, mas também ninguém veio confirmar que é falsa. São aquelas coisas que ficam no mistério das investigações.
Claro que como se trata de uma série de ficção tem de haver os exageros do costume.
Então, os nossos protagonistas foram passar férias à Jamaica e no dia 7 de abril de 2013 regressam a casa. Como há alguns constrangimentos no aeroporto com os voos, há uma hipótese de alguns passageiros voltarem mais cedo em outro voo. Acontece que é aqui que a nossa família preferida se divide.
O voo atravessa uma turbulência um pouco fora do normal, mas aterra normalmente em Nova Iorque, apesar de ter sido em outro aeroporto.
Mas para grande espanto dos passageiros, ao aterrarem têm toda uma comitiva de bombeiros, paramédicos, polícias, o FBI e as famílias.
E é aqui que a ação começa.
Aos poucos os passageiros começam a sentir que têm “poderes”, que ao fim de um tempo lhes dão o nome de “chamamentos”. Estão todos interligados. E servem para se ajudarem uns aos outros.
A série conta com atores como Melissa Roxburgh (Michaela Stone) a irmã de Ben, passageira do voo 828, polícia na esquadra 129 de Nova Iorque. Na altura do voo era noiva de Jared Vasquez (J.R.Ramirez) também ele polícia na 129ª esquadra de Nova Iorque, mas não estava na viagem. Digamos que a Michaela foi para a Jamaica para pensar se aceita o pedido de casamento que Vasquez lhe fez (só vos digo que a menina é meio tolinha por não ter dito logo que sim).
Ben Stone (Josh Dallas) o irmão de Michaela, e o passageiro que tenta resolver a maior parte dos mistérios dos chamamentos e do que aconteceu na viagem.
Cal Stone (Jack Messina) filho de Ben e de Grace Stone (Athena Karkanis) que na viagem sofria de leucemia e quando aterra está totalmente curado (será que depois da 3ª temporada continua assim?)
Olive Stone (Luna Blaise) irmã gémea de Cal, que mesmo sem poderes, ajuda na resolução de alguns mistérios. A miúda sofre um pouco até se afirmar, mas vale a pena.
Não me vou alongar mais, espero que o artigo vos tenha aberto o apetite e a curiosidade para verem esta série, que do catálogo das séries do sobrenatural está fantástica.
Deixo-vos o trailer da temporada 1 para ficarem com a curiosidade mais aguçada.