clear drinking glass on brown wooden table

Livros para Relaxar – de ALMA DOS LIVROS

Com os livros somos livres. Nunca é demais ler. Ler para aprender, ler para melhor, ler para mais conviver, ler para travar a ignorância e o desconhecer. Ou apenas ler, não tendo outra coisa a fazer!…

Nesta décima sétima crónica literária, revisitamos alguns títulos da Editora ALMA DOS LIVROS.

Pensamentos, de Leonardo da Vinci

Leonardo da Vinci foi, não somente, uma das mais importantes figuras do Alto Renascimento, mas também um dos principais artistas e pensadores ao longo de toda a História universal. Ele, como mais ninguém, foi um polímata, ou seja, uma pessoa extremamente inteligente e competente em mais do que uma área, que não apenas numa. E foram várias essas áreas, e todas elas significativas. Destacou-se, extraordinariamente, como: cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. Portanto, estão reunidos nesta obra muitos dos seus pensamentos e conselhos marcantes, em cada uma dessas áreas e outras mais. Refletiu e escreveu bastante sobre a vida, por exemplo, bem como sobre a arte e a ciência. Estas três com maior expressão aqui, nesta publicação. Depois da leitura deste livro confirma-se aquilo que já se sabia antes, como se dúvidas houvesse: estamos perante um dos maiores génios de sempre! Esta é uma obra indispensável. Importa não o esquecer e reavivar tamanha memória e legado que nos deixou. Livro com 198 pp.

As Grandes Questões da Vida, de Om Swami

Esta obra tenta, e de certo modo e à sua maneira concisa consegue, responder a questões como: o que é a verdade? Qual é o propósito da vida? Há um significado profundo para a existência? Que sentido tem a dor e o sofrimento? Este livro foi considerado um dos 10 mais influentes publicado este ano. Está dividido em quatro partes: I., Samsara; II., Solidão; III., Eu; e IV., Despertar. Na primeira parte, o autor expõe sobre: o ABC da vida, os dons da mágoa, o acordar, o deixar os arrependimentos para trás, a vida é uma luta e impermanência. Relativamente ao centro da sua vida, a uma atitude espiritual, ao preço da liberdade, ao como pedir desculpa, ao narcisista, ao realizar o seu potencial, à lei cósmica da interligação, às histórias que contamos e aos mil berlindes, são assuntos para a segunda parte. Na terceira, percorre-se pelas questões do pensamento dilacerante, do largar o passado, de a quem agradar, do que eu podia ter feito, de porque é que as pessoas boas sofrem, de traição de confiança, da opinião que temos de nós e de honrar a nossa palavra. Na parte do despertar, o apelo incide no espírito de serviço, no segredo de sermos positivos, do sofrimento à felicidade, numa história de graça, no curso da dor, no rio da vida e na última carta. Livro com 198 pp.

O que o Ensino Não te Ensina, de Breno Perrucho

Trata-se de um livro revolucionário sobre negócios, investimento e propósito de vida. Ferramentas e estratégias para o sucesso que, segundo o autor, não se aprende na sala de aula. Olhando para o índice, eis aquilo que para o autor (fundador e CEO da «Jovens for Schools») dá mote ao título e que ele desenvolve nesta obra. O Ensino não nos ensina: porque existe; a ser feliz; a sacrificar o agora em prol do futuro; a encontrar os grandes porquês; a resolver problemas; a aprender; como funciona a economia; a investir; a enriquecer; e a escolher princípios. Um livro para todos os que sonham com uma carreira bem-sucedida e a fazer aquilo de que gostam. Escrito numa linguagem simples e sem jargões técnicos, desafia o modelo tradicional da formação escolar e apresenta uma visão arrojada para o futuro do empreendedorismo. Perrucho salienta que, em pleno século XXI, as escolas continuam demasiado focadas na teoria, e pouco no lado prático. «E então, o que queres ser na vida?» Todos nós já ouvimos essa pergunta e, na maioria das vezes, respondemos as mesmas coisas: engenheiro, médico, professor… mesmo que, no fundo, não seja o que de facto queremos. Isto acontece porque raramente nos apresentam outros caminhos além do modelo escolar tradicional. Livro com 238 pp.

A Alma do Dinheiro, de Lynne Twist

A obra em mão pretende ajudar a ultrapassar o medo, a viver com propósito(s) e a ter sucesso (seja lá o que isso for). “Transforme a sua relação com o dinheiro” (Jack Canfield). Esta publicação estrutura-se em quatro partes. Desde o «amor, mentiras e um grande despertar» (dinheiro e eu, dinheiro e nós; e na Índia: coração da fome, alma do dinheiro); passando por «escassez e suficiência: a busca da prosperidade» (escassez: a grande mentira; suficiência: a verdade surpreendente); e, também, por «as três verdades» (o dinheiro é como a água, aquilo que valorizamos valoriza-se e a colaboração cria prosperidade); até chegar a «mudar o sonho» (assumir uma posição, o poder da conversa, criar um legado do suficiente e a mudança da maré). Deepak Chopra aconselha: “O livro certo, na altura certa. Para qualquer pessoa que queira transformar a sua vida e o mundo”. Livro com 287 pp.

Share this article
Shareable URL
Prev Post

São Pedro de Moel

Next Post

A Divina Comédia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Read next

Mães

Ser mãe não é apenas ter os filhos, é cuidar dos mesmos, amá-los incondicionalmente e, sobretudo assumir…

Em casa do Marcelo

Após o 10 de março, o que podemos concluir da nova constituição do parlamento e que ilações devemos tirar? A…