fbpx
SociedadeSociedade

Liberdade de Alcance, existe?

A liberdade de expressão é um direito humano, protegido pela declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 e pelas constituições de inúmeros países democráticos. A nossa liberdade de expressão permite-nos partilhar e manifestar as nossas ideias, as nossas crenças, os nossos pensamentos.

Numa época global onde tudo é partilhado na Internet, será que aquilo que opinamos é realmente ouvido, ou a nossa opinião morre logo á nascença.

Na minha perspectiva, apenas uma parte da sociedade é escutada, tendo um alcance gigantesco na opinião pública, devido à crescente implantação das novas tecnologias nos meios de comunicação. Nessa franja da sociedade, onde predomina os interesses económicos e políticos, é-nos vendido os seus ideais como um rumo certo para mudar o mundo, abafando qualquer opinião que as ditas minorias tentem a defender.

É essa sociedade extremamente egoísta, virada unicamente para os seus interesses, que domina e dita as suas leis com a complacência de alguns órgãos de comunicação.

Não é, pois, de estranhar que assuntos vitais para a humanidade, como o aquecimento global, a exterminação de povos e crenças, a fome no mundo e a igualdade civilizacional para todos, sejam relegados para segundo plano ou simplesmente não tenham o alcance pretendido.

Está nas mãos dos média alterarem esse paradigma, dando alcance primordial a esses assuntos fulcrais para vivermos numa sociedade democrática e harmoniosa.

Já foi dado um pequeno passo com a atribuição do Prémio Nobel da Paz de 2021 a dois jornalista, uma filipina, Maria Ressa, e um russo, Dmitry Muratov, acérrimos defensores da liberdade de expressão para todos, dando um novo alcance ao pensamento e opinião das minorias.

Contudo, muito existe por fazer ainda, temos que estar atentos mais ao lado humano da humanidade e menos ao económico, temos que olhar mais para os factos e a sua verdade, pois só assim poderemos viver num mundo onde permaneça a democracia e a paz douradora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao Topo
%d bloggers like this:

Adblock Detectado

Por favor, considere apoiar o nosso site desligando o seu ad blocker.