fbpx
Artes

It Girl: Um Estereótipo?

Sinopse

“Luzes, Câmara e Ação!” é assim a vida de Sybil Borges, a It Girl das redes sociais, da Moda, do Cinema, da Pop Art, do Feminismo! Numa entrevista, dividida em 3 Actos, explica de onde vem o fascínio das pessoas, pela “It Girl”.

“IT GIRL” SÉRIE | I ACTO

A Desconstrução do Estereótipo

Uma Imagem vale mais que mil palavras? As imagens mexem com o público, porque passam conceitos, com maior rapidez do que um texto. O projecto It Girl nasceu da vontade de criar uma história sobre o impacto da nossa imagem/identidade na sociedade.

Como numa história de ficção podemos criar uma realidade própria, para questionarmos e pensarmos sobre a sociedade em que vivemos, decidi criar uma curta-metragem para mostrar como as It Girls/Influencers/Instagrammers de hoje em dia, entendem a importância da sua própria imagem para viver, mas também têm medo de desaparecerem no meio do fogo de vista e o que realmente faz uma personalidade ser uma fonte de inspiração para as outras. Será que existe algum conteúdo por detrás das publicações das It Girls ou são apenas imagens que vendem ilusões?

É muito importante manter um cuidado com a nossa imagem pessoal, porque tem o poder de transmitir credibilidade e confiança às pessoas, mas só isso não chega!

O protótipo de It Girl é uma jovem que inspira as outras e mantém-se actual com o passar do tempo, graças ao equilíbrio entre a sua personalidade cativante, carismática e o impacto da sua imagem bonita e exemplar. Hoje em dia, com o acumular de likes e seguidores nas redes sociais, as influencers digitais são consideradas as novas “It Girls”.

Contudo, infelizmente o conceito de It Girl sofreu uma banalização, por causa da vaidade, futilidade, egocentrismo e desejo faminto pela fama, transmitido por algumas Influencers e Instagrammers. Foi, então, que pensei pôr a personagem a ser entrevistada para mostrar que por detrás de uma imagem exemplar e aparentemente perfeita, há sempre uma pessoa com falhas.

Eu e a actriz Teresa Alves também queremos desafiar o público!

Mesmo que se sintam diferentes da Sybil, não conseguirem resistir a acompanhar a entrevista até ao fim, para verificarem se é apenas uma rapariga fútil, que espelha assustadoramente a sociedade actual ou porque se deixaram seduzir pela sua imagem.

A entrevista ser intercalada por selfie-vídeos serve para realçar a obsessão que hoje em dia, existe com o Eu, mostrar como a sociedade está bastante egoísta e egocêntrica com a constante publicação de imagens de nós próprios, mesmo nas situações mais caricatas.

O que ao início era uma curta-metragem, transformou-se numa série onde a barreira ténue entra a realidade (documentário) e a ficção (sátira) é muito ténue, por ser o reflexo da imitação, dos gestos e acções diárias da realidade das Influencers.

Eu e a actriz Teresa Alves sentimos imenso gozo em debatermos diversos temas actuais e intemporais, contrastando o drama com a comédia.

“IT GIRL” SÉRIE | II ACTO

A Construção de um Género

Foi um desafio encontrar a Actriz que também consegui-se equilibrar a beleza com o talento, de modo a dar total credibilidade à personagem. Gosto de dar a oportunidade a jovens actrizes, para exporem o seu talento e mostrarem que um Ícone não é apenas uma imagem bonita, mas sim alguém que nos inspira pela dedicação ao seu trabalho e consequente qualidade.

E a Teresa é um excelente exemplo!

Foi a própria que sugeriu, transformar a curta-metragem em série, pelo entusiasmo que sentiu em fazer a personagem e transformá-la num reflexo da sociedade em que vivemos, que está cada vez mais estranha e caricata. Esta série ajudou-nos a ver que não temos que tentar adivinhar o que agrada aos outros, temos é que encontrar a nossa identidade artística e não termos medo de a mostrar ao mundo!

A ousadia e a coragem de sermos diferentes é o que nos dá originalidade e pode tornar-nos eternos!

“IT GIRL” SÉRIE | III ACTO

Produção

Os 3 episódios da série foram 90% feitos entre 2 pessoas: Pedro Cardita (Funções Técnicas) e Teresa Alves (Interpretação).

A entrevista no programa “Artes & Ofícios”, na Rádio Movimento PT Online foi realizada pelo Francisco Teodósio (como era costumar ele realizar o programa “Artes & Ofícios” na Rádio Movimento PT Online).

Também com a preciosa ajuda de pessoas amigas que se disponibilizaram a fazer de fãs da Sybil (Protagonista da série).

Tudo o resto, filmagens, captação e edição de som, edição de vídeo, argumento, realização foram executadas por mim, a Produção foi dividida entre mim e a Teresa.

“Se Maomé não vai à montanha, a Montanha vai a Maomé” foi este o espírito, no sentido de, à falta de oportunidades no audiovisual, construímos o nosso projecto, uma série que aborda temas actuais e intemporais (estereótipos, o impacto das redes sociais, a importância da nossa imagem na sociedade, seguirmos os nossos sonhos)!

AUTOR

Pedro Cardita

IT GIRL SÉRIE

EQUIPA TÉCNICA

Produção: Pedro Cardita / Teresa Alves

Realização, Argumento, Operador de Câmara, Captação de Som, Edição de Vídeo e Áudio: Pedro Cardita

EQUIPA ARTÍSTICA

Sybil Borges- Teresa Alves

ANO DE PRODUÇÃO

2019/2020

AGRADECIMENTOS

Amós Katula

António Pedro Lopes

Betty Lacerda

Denitsa Hristova

Francisco Teodósio

Horácia (Papagaio)

Jorge Santos

Lolita (Coelha)

Luís Miguel

Paulo Mazé

Ricardo Barroso

Ricardo Silva

Rita Flores

Teresa Roxo

Victor Machado

“Boi na Brasa” Churrascaria / Rodízio

“Charme in Cascais”

Rádio Movimento PT Online

Pedro Cardita

Cinema, Fotografia (Moda e Concertos) e Escrita são as minhas áreas predilectas! Trabalho profissionalmente em Vídeo e Fotografia, fazendo várias funções: Realização, Produção, Edição Vídeo e Fotografia, Escrita e Fotografia. Actualmente também faço a Rubrica de Cinema "Antecâmara" na Sporting TV, às quartas-feiras, por volta das 16:30h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Por favor, considere apoiar o nosso site desligando o seu ad blocker.
%d bloggers like this: