A Noite de todas as Almas (A Discovery of Witches) – Review

“A Noite de todas as Almas” (A Discovery of Witches) é uma série britânica sobre o mundo do sobrenatural. Em Portugal é transmitida em exclusivo pela HBO, e é inspirada na trilogia de Deborah Herkness.

Por cá, já estão disponíveis as duas primeiras temporadas. A terceira temporada que infelizmente é a última, ainda não tem data de estreia. A única informação que sabemos é que só vai estrear no ano de 2022, apesar das filmagens já terem terminado.

Ah! Antes de continuarmos, fica aqui o aviso do costume *CONTÉM MUITOS SPOILERS* se vais continuar a ler, é por tua conta em risco. Depois não me culpes por ser spoiler.

Vamos a isto!

Bruxas, vampiros, demónios e humanos, todo um mundo fantástico. Temos isto tudo e uma história de amor entre uma bruxa e um vampiro, que, pois, está claro é totalmente proibida e ambos vão ter de ser bem fortes, pois a luta vai ser gigante. Vai ser contra tudo e contra todos, literalmente. O chefão do conventículo vai tentar de tudo para que todas as espécies se unam para separar Diana e Matthew, mas até ver não há qualquer sucesso.

 “O conventículo proíbe relacionamentos entres espécies.”

A historiadora, alquimista, e também a última bruxa do clã Bishop, que nega a sua hereditariedade, é Diana Bishop (Teresa Palmer). Para seu azar, a magia parece saber que ela é a bruxa mais poderosa de todos os tempos e teima em manifestar-se constantemente no seu dia-a-dia. Então, tudo começa numa tarde do final do mês de setembro na Biblioteca Bodleana da Universidade de Oxford, em que Diana está a fazer a sua pesquisa para apresentar a tese em alquimia e requisita uma pilha de livros onde se encontra o Ashmole 782, um manuscrito de alquimia, com mais de um cento de anos, e desaparecido há muito, muito tempo, mas que misteriosamente aparece somente nessa tarde e parece que o livro só responde perante a nossa protagonista. Misteriosamente aparece o nosso vampiro na sua frente, e é aí que começa a sua aventura. A partir dessa tarde a sua vida dá uma reviravolta. Oh! E que bela reviravolta.

Pois bem, o nosso vampiro, com mil e quinhentos anos de idade, é Matthew Clairmon (Matthew Goode), geneticista e é apaixonado por Darwin. Tem um laboratório em Oxford onde faz a investigação genética de todas as espécies. Não é um vampiro gostoso e cheio de músculo, como estamos habituadas/os a ver, mas tem ali qualquer coisa que nos deixa rendidas/os e com vontade de ser a bruxa da vida dele. A início o objetivo dele é somente tentar ter acesso ao Ashmole 782, que também tem o nome de o Livro da Vida, através de Diana, mas, sem ser por magia, eles apaixonam-se. A partir daí unem-se para tentarem decifrar o livro e impedirem que caia nas mãos erradas, pois a “fórmula” que o manuscrito contém tanto cria como destrói vampiros.

“Desaparecemos praticamente todos. Demónios, vampiros e bruxas. Escondemo-nos à vista de todos” – Matthew

Temos, como não podia deixar de ser, a amiga cusca de Diana, Gillian Chamberlain (Louise Brealey), que vai tentar a todo o custo, fazer com que Diana se integre no “clube das bruxas” de Oxford para que a magia dela volte. Mas Diana, foge dela a sete pés, principalmente quando a relação com Matthew começa. Gillian é de tal maneira irritante e prepotente que Matthew resolve dar-lhe uma pequenina trinca no pescoço.

Ysabeau Du Clermont (Lindsay Ducan), “mãe” de Matthew. Porque é que temos “mãe” entre aspas? Pois bem, quando ambos se conheceram, Matthew era humano e tinha mulher e filho, mas ambos faleceram e Ysabeau transformou o nosso vampiro preferido em vampiro. É a matriarca do clã Clermont (o senhor da casa já morreu há muitos, muitos anos atrás e ainda bem, porque tinha um feitio deveras muito complicado). Não aceita a relação de Matthew com Diana, pois além de ser uma relação proibida, as bruxas têm o poder de enfeitiçar os vampiros. Mas com o tempo e ao ver que o amor de ambos é real, aceita Diana como sendo sua filha.

Agora vêm as tias, são um casal romântico, e não podiam ser mais diferentes em feitios como são. Por um lado temos Sarah Bishop (Alex Kingston), a irmã da mãe de Diana, que é muito terra a terra e o medo de perder a sobrinha é de tal imensidão que a protege de tudo e até da verdade, de porque é que Diana tem a magia “escondida”, e por outro lado temos a doce Emily Mather (Valarie Pettiford), que faz de tudo para proteger Diana, mas que a apoia em todas as suas decisões. Claro que consegue sempre demover Sarah quando esta se opõe a algo.

Agora chegou a vez do jeitoso da série, bem, mas podemos mesmo dizer que é muito jeitoso. Temos Domenico Michele (Gregg Chillin), que certamente se lembram dele em Da Vinci’s Demons. Domenico é o bode expiatório lá do sítio. O papel dele não é de grande importância, mas ajuda a polícia local a resolver um mistério e outro.

Existem imensas personagens de grande importância, mas resolvi dar destaque somente a estas por serem as que mais enfase dão à serie e as que mais se destacam também.

“Irão acontecer coisas que ameaçarão o futuro da nossa família. “ – Ysabeau Du Clermont

Temos uma grande história, com uma profecia antiga sobre uma bruxa que irá mudar o destino de todas as criaturas e alterará a forma como se vê o mundo. Uma história cheia de História, magia, aventura, raptos, um casal de demónios que dá à luz uma menina bruxa, viagens no tempo e muito romance.

É muito difícil fazer uma review de uma série tão maravilhosa como esta.

Espero que tenham gostado e que vos tenha despertado a curiosidade para verem a série e claro, para lerem os livros que são, não igualmente maravilhosos, mas muito mais maravilhosos, pois os detalhes existentes na leitura são bastantes.

 Nota: este artigo foi escrito seguindo as regras do Novo Acordo Ortográfico.

Share this article
Shareable URL
Prev Post

Naufrágio

Next Post

Hoje NÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Read next

Game Change

Game Change foi um filme lançado pela HBO em 2012 (ainda disponível no streaming), que conta a história da…

Tudo Poder Ser Diferente

O nosso crítico interior pode ser, muitas vezes, o nosso pior inimigo. Impede-nos de domir, de desfrutar dos…