A autenticidade dos acasos

A vida começa e acaba no momento em que aceito ser quem sou.

A imaterialidade da vida, o essencial dela, obedece a desígnios (leis) que ultrapassam qualquer linha de entendimento. O essencial passa, portanto, por sermos felizes como um todo — colectivo e individual — sem motivo, através do qual a simplicidade dos acasos são o conforto da força maior a que chamamos destino.

O destino de um é só a inspiração para aprendermos a sonhar. Um sonhar acordado, um efeito (delírio) inevitável, através do qual conseguimos ser nós próprios e conquistar o (nosso) mundo. Mas não é fácil; não é fácil suster a respiração da vida, da alma, do temperamento, do que somos — e não digo que tenhamos, necessariamente, que o fazer, mas — a vida será sempre mais complexa (e nem por isso mais complicada) do que isso.

Uma vez aberta o portão da vida, através da janela da alma, não há volta a dar; haverão momentos de escuridão, de apatia, de resignação, de falta de empatia e amor próprio, mas nunca será, esse, o timing para baixar os braços e deixar a superficialidade do (nosso) Universo (interior) te levar por caminhos obscuros e incertos. A verdade é que necessitamos de procurar um sentido em nós mesmos, de ultrapassar as dificuldades e de, como se costuma dizer, ir à luta. E a verdade é que essa luta será, na maior parte dos casos, interior, humana: subtil na forma, mas poderosa em conteúdo. Há que ser audaz, não ter medo de agir, de ser… de mostrar autenticidade.

Todos os dias estamos a provar a nós mesmos que somos capazes de encarar o dia de amanhã. Todos os dias vamos ter cada vez mais medo do mundo, mas vamos estar, sem qualquer dúvida, alegremente preparados para ele: para as vicissitudes de um mundo que é, precisamente, o que tinha de ser.

Sonha com um final feliz.

Mereces.

Share this article
Shareable URL
Prev Post

A nova geração…

Next Post

Os limites do conhecimento e o poder da sabedoria

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Read next

Homens VS Mulheres

Como diria Miguel Esteves Cardoso, “As mulheres sabem. Os homens pensam. As mulheres pensam que sabem. Os homens…