O Brilho Azul das Estrelas

Ainda me sinto emocionada com este livro. Acabei de o ler e respirei fundo, sem saber muito bem se era por sair deste universo complexo e emocionante, ou se era por não querer acabá-lo (mesmo que não fizesse sentido continuar). Bonito e simples e complexo.

O Brilho Azul das Estrelas é sobre a história de Ben, um rancheiro a quem foi diagnosticado Alzheimer, e que, na suaRM_obrilhoazuldasestrelas_1 ainda lucidez, percebe que será um fardo para a sua família e que ele terá duas mortes: a da memória e a física. Aliado ao facto de o genro ter saído da prisão, onde estava por ter assassinado uma das filhas de Ben, ele decide fazer um acto final de justiça e de amor por ele e pela sua família.

Para mim começou por ser um livro confuso, mas creio que este é um grande elogio: Laura Pritchett, a autora, escreve de forma a que nós também experimentemos estar ali, ora na mente de uma pessoa com demência, onde nem tudo faz sentido, ora no papel de cuidador, impotente e a ver uma pessoa desaparecer. Deixa-nos desconfortáveis nessas duas posições, e penso não haver melhor elogio para um escritor que saber fazer-nos sentir o que quer que sintamos.

Gostei muito da forma como a autora não teve medo de desenvolver um tema complexo – ou vários – como são a morte, a vingança, a demência e as relações familiares. Muito importante foi não ser uma família cliché com “papéis designados”: não há bons e maus, há pessoas que cometeram erros, que sofreram tragédias, que fizeram o melhor que souberam e que têm muito de bom e algo de mau. É uma família assoberbada porque o marido/pai/avô está a desaparecer e que tenta lidar da melhor forma com este vendaval que é o Alzheimer. É uma família como todas. Complexa, simples, com discussões e amor. Com segredos. E com morte.RM_obrilhoazuldasestrelas_2

O final é surpreendente. Ou melhor, não é surpreendente porque vamos descobrindo o que Ben planeia fazer. No entanto, existem acontecimento que esperávamos e não acontecem, e existem  peças que desconhecíamos e que se vão encaixando, que se vão tornando visíveis e não deixam de nos emocionar. Sim, emocionar é a palavra mais adequada. Queria tanto falar do fim e elogiar todos esses momentos e segredos, mas não vou ser spoiler. Aviso só que pode levar às lágrimas.

Um livro humano, sobre o amor em várias formas, sobre a vida e o universo, a natureza, a coragem, a luta e a determinação. A autora conseguiu um livro encantador, acima de tudo, e emocionante. É difícil não querer saltar para as páginas do livro e ajudar Ben, guiá-lo, tirá-lo daquela prisão que é a demência. Um livro encantador e humano.

Um obrigada enorme à Topseller / 20|20 Editora por me “oferecer” estas emoções.

Share this article
Shareable URL
Prev Post

Custa assim tanto evoluir?

Next Post

Um velho livro que não existe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Read next

Pretérito Imperfeito

Eram amigos há tanto tempo que nem se lembravam quando se tinham conhecido. Brincavam juntos, andavam na mesma…