12 Rules for Life

“No meio do caos há uma ordem por decifrar”*. José Saramago profere, de forma optimista, a epígrafe para todas as alturas onde as mágoas se sobrepõem às alegrias do dia-a-dia. Quando tudo deixa de fazer sentido na plenitude da compreensão do ser. Tudo é solucionável e para toda a tempestade há um trabalho mental possível para alcançar a tão desejada e merecida bonança.
* (epígrafe do livro Homem Duplicado, de José Saramago)

12 rules for Life, do aclamado professor universitário e psicólogo clínico canadiano Jordan Peterson, mostra como é simples, mas não necessariamente fácil, chegar à ataraxia que Fernando Pessoa pregava e almejava. É um livro fascinante, de leitura fluída, com analogias dignas de um artesão das palavras, com um requinte sentimental e intelectual que obriga o leitor a reinventar-se incessantemente.

A mente deslumbrante de Jordan Peterson deixa qualquer pessoa a questionar os seus alicerces e ideias pré-concebidas mais profundas e enraizadas. Segundo ele, estas regras, seguidas à risca e sequencialmente, promovem um bem-estar interior (interno) e social (externo), que permitirá ao ser-humano ir mais além.

“O verdadeiro segredo passa por pensar/reflectir, mas sobretudo agir, nos limites da nossa moralidade; só assim chegaremos às grandes conquistas humanas e intelectuais”.

– Jordan Peterson

Esta obra-prima, um mar denso e sublime de descoberta interior, mostra, de forma objectiva mas moralmente exigente, como o segredo para uma vida plena e feliz passa por ter uma ousadia alegre e despreocupada pelo mundo em redor, mas sobretudo pela beleza da nossa interioridade.

 “É actualmente o mais influente e mediático pensador do mundo ocidental.”
> New York Times

“Um dos mais ecléticos e estimulantes intelectuais da actualidade, destemido e apaixonado.”
> The Guardian

Share this article
Shareable URL
Prev Post

A Lei e a violência doméstica

Next Post

Fala-me do teu prato preferido e dir-te-ei quem és

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Read next

Ser Estátua

Ficar parado no infinito. Assim era como ele descrevia o seu trabalho quando, por qualquer que fosse o motivo,…

À espera

Alguém se cruzou com ela em passo apressado e lhe bateu no ombro. Murmurou um “desculpe” sem olhar. Ela não se…

Terminal 1, Chegadas

O enorme placar mostrava a informação dos voos de chegada num piscar constante e repetitivo. Actualizava-se…