EstiloLifestyleModa

Ser cool ou ser imitador?!

Ser cool nem sempre significa estar bonito, a maior parte das vezes significa apenas estar na moda e estar na moda, hoje em dia, significa voltar a usar aquelas calças com cintura até ao pescoço ou aqueles óculos de sol enormes.

No entanto, se não é bonito e nem agradável à vista ou até confortável, por que é que é cool? É tudo um padrão e basta algum ícone da moda usar para que se torne viral e para que se torne na melhor moda que já existiu à face da terra! Tratam-se de tendências exibidas por famosos que se tornam populares e, a maior parte das vezes, o motivo pelo qual as pessoas os adoptam é simplesmente pelo facto de quererem chamar a atenção, num mundo em que cada vez mais as atenções são voltadas para o virtual. Ser cool deveria ser um estilo que passasse uma boa autoestima e um estado de espírito livre, no entanto, hoje em dia, ser cool é adoptar comportamentos e modas que, na verdade, nada têm a ver com a pessoa ou com a sua personalidade. Não acontece apenas com roupa e com acessórios, acontece também com a tecnologia e muitas das vezes não é porque a pessoa gosta, mas, sim, porque o vizinho já comprou!

A própria alimentação é uma tendência nas populações. Na altura que se começou a ouvir falar de alimentos biológicos, muitas foram as pessoas que começaram a procurar produtos biológicos, fazendo com que o mercado destes disparasse com o aumento da procura. Muitos, na verdade, não sabiam qual a diferença ou os benefícios, mas ouviram falar que era mais saudável e, apesar de serem mais caros, estes produtos tornaram-se uma tendência.

O mesmo se passou com o sushi. Um regime impensável até há bem pouco tempo, porque as pessoas sabiam que o procedimento de cozinhar os alimentos servia para matar as bactérias que estes pudessem ter, prejudicando a alimentação. No entanto, explicou-se que afinal não é preciso cozinhar o peixe, mas que existe outro procedimento que garante que o peixe seja comido cru sem ser prejudicial à saúde e, então, houve uma grande aceitação, que fez disparar o mercado e os restaurantes de sushi, porque, de um momento para o outro, era moda e toda a gente queria provar. Quando questionadas, na verdade, as pessoas que comem sushi nada sabem acerca de como funciona este processo que torna o peixe cru comestível sem risco para a nossa saúde.

Vivemos num mundo de tendências e, se alguém mais famoso mostra ao mundo que é cool usar determinado adereço ou seguir determinada moda, ou perfume, ou experimentar certa dieta, o resultado é de se tornar uma tendência com muitos seguidores, independentemente se estão ou não informados acerca da tendência em questão. A publicidade tem um papel fundamental neste aspecto, principalmente os supostos depoimentos dos famosos, quando usam determinados adereços. A partir do momento em que dão a cara, tornam-se uma tendência a ser seguida e a tornar-se popular para a grande parte das pessoas que os veem.

A ciência de ser cool muitas vezes não é mais do que uma mera adopção ou imitação de tendências manifestadas por famosos que vêm e vão muito depressa, sendo substituídos por outras tendências. Não identificam propriamente a personalidade de uma pessoa, visto que na maior parte dos casos não se trata de originalidade e, sim, da aceitação de padrões que, em muitos casos, já foram mal aceites em tempos anteriores e excomungados. Poderia-se tratar de um abrir das mentes e da aceitação de outros gostos, mas são tendências que não ficam eternizadas, sendo apenas populares de uma maneira provisória, como se se tratassem de uma febre.

Tags

Mafalda Parreira

Sou a Mafalda e tenho 37 anos. Trabalho como repositora logística. Tenho o 12º ano e estou a tirar o curso de auxiliar de reabilitação e fisioterapia em horário pós-laboral, para exercer futuramente, pois é um dos meus sonhos e ainda não estou velha para o deixar escapar! Tenho um filhote lindo de 8 anos que me apoia muito e é o meu orgulho. Adoro ler, escrever, cozinhar, caminhar e experimentar coisas novas! Tenho 2 gatos maravilhosos (e um pouco loucos também!!) e um aquário cheio de peixes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Back to top button
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: