fbpx
EducaçãoSociedade

Por que razão seremos, em regra, tão maus a matemática?

Se percebemos a Matemática, aprenderemos a gostar!

A questão que hoje me coloco, é com certeza aquela que muitos também porventura, um dia já se terão colocado: Por que razão seremos, em regra, tão maus a matemática? Afinal por que se torna tão difícil esta temática para alguns de nós?

Vamos pelo princípio, de acordo com a Wikipédia, a Matemática é a ciência do raciocínio lógico e abstrato, que estuda quantidades, medidas, espaços, estruturas, variações e estatísticas… A Wikipédia acrescenta ainda que, a matemática desenvolveu-se principalmente na Mesopotâmia, no Egito, na Grécia, na Índia e no Oriente Médio. A partir da Renascença, o desenvolvimento da matemática intensificou-se na Europa, quando novas descobertas científicas levaram a um crescimento acelerado que dura até os dias de hoje.

Na verdade, diria eu, a Matemática é pensada pelos seres humanos, e está presente na mente de qualquer pessoa que faça um simples raciocínio, por mais compreensível e singelo que seja. Há até quem diga que cada pessoa tem a sua própria Matemática.

Sabemos ainda que existem conceitos fundamentais de Matemática, que todos os estudantes precisam de dominar. Caso contrário, virão inúmeras dificuldades no entendimento de tópicos e referências na matéria à medida que os estudos vão avançando no tempo.

Importa que os professores de Matemática estejam conscientes de que, no caso do aluno ter dificuldades em entender um determinado ponto da matéria, não significa necessariamente que não tenha capacidades para as ciências exatas, mas que, pelo contrário, este aluno tenha falta de conhecimento de base anterior e que é necessário para, na atualidade conseguir entender e aprender a matéria que está a ser ensinada pelo professor.

Somos em suma, indivíduos que carregam consigo múltiplas formas de pensar, onde, diria eu, a qualidade matemática e racional se manifesta de forma quase natural, estruturada e percecionada.

Se não vejamos, todos precisamos de calcular o tempo de que necessitamos para chegar a um determinado lugar, temos de ter em conta a hora de saída do local, a distância que tem de ser percorrida, que transporte utilizamos, para a calcular a velocidade do transporte, o trânsito etc etc, tudo isto são cálculos que fazemos e que não se traduzem em qualquer símbolo matemático ou incógnita.

Isto é matemática, se calhar pode até afirmar-se que somos seres naturalmente matemáticos, que fazem cálculos sem o perceber. Se assim é, pergunto: Por que razão se ouve com frequência que não se gosta ou não se é bom a matemática?

De acordo com o que dizem os especialistas, a Matemática é neutra, é uma ciência pura, mas tem de ser aprendida e apreendida, requer muita prática e conhecimento de base. Ou seja, se todos aprendermos a gostar de matemática, porque em muitas situações o não gostar não é mais do que ter perdido o fio condutor, que orienta e encaminha a aprendizagem da Matemática, onde tudo se liga e apenas no encadeamento das matérias, se consegue verdadeiramente compreender como tudo funciona.

Se e quando de facto percebemos a Matemática, aprenderemos a gostar, diria eu. Afinal, ninguém gosta do que não conhece, primeiro temos que conhecer e apenas depois, saberemos se gostamos ou não.

É assim com a Matemática e é assim com tudo na vida!

Ana Paula Marques

Assumo sem qualquer tipo de pudor o grande gosto que tenho pela escrita, e pelo ato de escrever palavra após palavra, construindo momentos de reflexão e procurando embelezar os nossos dias. Verter palavras transformando-as em textos, são momentos de criatividade que me fazem mais feliz, e que espero, possa transformar de algum modo a vida de quem lê o que escrevo com tanto amor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo
%d bloggers like this:

Adblock Detectado

Por favor, considere apoiar o nosso site desligando o seu ad blocker.