SociedadeSociedade

O sabor amargo da hipocrisia

Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.

– Paulo Freire

Quando vivemos num reino de mentira dissimulada por um véu transparente e delicado com um sabor agridoce de hipocrisia… quase sempre a sinceridade acaba por não ser compreendida. Porque será? O contrário é que faria sentido…

No fundo, é quase como se tivéssemos que pedir autorização aos nossos pares para podermos comunicar com transparência e franqueza, sem que isso se assemelhe a algo de ilícito, proibido ou mesmo fora de contexto.

A ser verdade, o que os estudiosos da sociologia defendem que larga parte da população é uma figura passiva, descrita como uma multidão que assiste à realidade como meras testemunhas dos acontecimentos do mundo. Então, percebemos a razão pela qual a hipocrisia está plenamente instalada para reinar nas esferas sociais e políticas, até em ambientes de trabalho, ou mesmo na intimidade de nossas casas. Assim, assistimos sem nada fazer para nos insurgirmos a esta tal realidade hipócrita.

A todos nós já aconteceu com toda a certeza mentir ou dizer a verdade em modo parcial para não magoar alguém, mas o que é verdade e certo é que sempre que faltamos à  verdade ou a escamoteamos o que acaba por acontecer é que no nosso intimo qualquer coisa se revira e lembra-nos que não estamos a ser honestos e sentimos em nós a falha.

Quer se queira quer não, dizer sempre a verdade é realmente um ato de coragem e até de valentia em determinadas situações. Ser sincero é conseguir expressar verbalmente o que sente o nosso coração, conseguir exprimir e passar ao outro a informação sobre o que realmente pensamos e sentimos sem nos escondermos por detrás de falsas opiniões.

E ser corajoso significa olhar nos olhos do outro e, sem véus dissimuladores ou receios do que possam pensar de nós, dizer de peito aberto o que pensamos e que nos vai na alma, este será sempre o melhor caminho. A verdade não tem dois lados, ou duas opções, é apenas uma e sempre igual a si própria, já a mentira…

Nem sempre usamos a expressão hipocrisia de modo correto, ou seja, existe alguma imprecisão na sua utilização. Habitualmente associamos a expressão de “hipócrita” aàquela pessoa que não vive de acordo com os seus ideais, ou seja, em boa verdade aquela que na teoria é uma pessoa e na prática outra.

No fundo, se pensarmos um pouco, ninguém é perfeito, quando falamos na real execução moral do ser humano.

Tags

Ana Paula Marques

Assumo sem qualquer tipo de pudor o grande gosto que tenho pela escrita, e pelo ato de escrever palavra após palavra, construindo momentos de reflexão e procurando embelezar os nossos dias. Verter palavras transformando-as em textos, são momentos de criatividade que me fazem mais feliz, e que espero, possa transformar de algum modo a vida de quem lê o que escrevo com tanto amor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Back to top button
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: