O levantar do véu sobre as tão aguardadas sucessoras da PS3 e da Xbox 360 pode estar para breve. Circulam rumores de que ambas serão lançadas já em 2013, e apresentadas ao ansioso público durante o próximo certame da E3. A Sony e a Microsoft remetem-se ao silêncio, mantendo os respectivos projectos sob secretismo.
Andrew House, CEO da Playstation, assegurou que a quarta geração de consolas Sony será mantida longe do público até que a consola atinja um potencial muito para além do demonstrado pela antecessora. A concorrente Microsoft joga a mesma cartada; é sabido que o gigante informático já trabalha na sucessora da Xbox 360, de nome não oficial Xbox 720, mas os pormenores mantém-se anónimos.
Por entre a especulação, o produtor sénior da Yukes, Arnaud Frey, confirmou que a sua produtora, juntamente com a THQ, têm na forja um novo lançamento da saga de wrestling WWE para a nova geração de consolas. Afirmou ainda que as duas consolas serão certamente apresentadas na próxima edição da E3, The Eletronic Entertainment Expo, com realização confirmada a Junho de 2013.
A especulação está ao rubro e Frank Gibeau, presidente da EA (Electronic Arts), produtora de sucessos esmagadores como The Sims, FIFA ou Battlefield, chegou mesmo a antever uma “era de ouro” para a indústria dos videojogos com a chegada da nova geração de consolas.
Mais do que num grafismo cada vez realista, espera-se que os titãs do entretenimento apostem na tecnologia de vanguarda. Depois do Kinect e do Move, os jogadores estão à espera de ver novos avanços em matéria de realidade aumentada, para além de mais e melhores lançamentos, revisitações HD dos clássicos e demais aventuras por terrenos ainda por explorar no mundo dos videojogos.