CiênciasCiências e Tecnologia

Lavar as mágoas, enquanto absorve energia

Desde os tempos mais antigos, a água foi símbolo de vida, pureza e energia. Infelizmente, a tradição de tomar banho em águas limpas, juntando os aromas maravilhosos de sabão e gel de banho, não remonta a tempos tão longínquos. Porém, já Júlio César pedia aos seus soldados que, antes das grandes batalhas, se banhassem de modo a obter mais leveza no pensar e maior claridade de decisões. Não se tratava de conquistar os inimigos com a sua limpeza ou perfume, mas de deixar a sua mente preparada para criar, conquistar e dominar.

Uma parte fundamental da nossa saúde é retirada dos benefícios desteRS_lavarasmagoasenquantoabsorveenergia_1 elemento da natureza. Quer seja por ingestão, como num relaxante banho, a água tornou-se um dos melhores aliados das populações civilizacionais. Afinal, saiba que o seu banho diário, aliado aos dois litros de água ingerida obrigatoriamente durante a sua rotina ao longo do dia permitirão não só que os seus órgãos se preparem e mantenham prontos para a batalha contra os germes, todos os dias, como permitirá ao seu cérebro ser funcional, produtivo e muito mais desenvolvido.

A circulação sanguínea é a principal forma de transportação de oxigénio dosRS_lavarasmagoasenquantoabsorveenergia_2 seus pulmões para a sua cabecinha pensante. Moléculas estas que permitirão um raciocínio mais eficaz e assertivo. Portanto, sempre que possa deve por esse sangue a mexer-se. Como fazê-lo? Tome um bom banho, alternando entre água quente e fria. Diferença de temperatura que permitirá sentir-se revigorado e energético. Que tal começar, assim, o seu dia?

Mais económico do que ir a um psicólogo, psiquiatra, farmácia ou centro deRS_lavarasmagoasenquantoabsorveenergia_3 apoio, a água será mesmo o seu aliado. Invista 1€ numa garrafa de água e mais alguns em gás e canalização. Segundo diversos estudos, a sensação de água a escorrer pelo seu corpo despido, combinado com a calma induzida por uma boa escolha de aromas de produtos próprios ao banho, será o melhor método para recarregar baterias e permitir-lhe acalmar as vozes da insegurança, raiva e desespero. Afogue a depressão que corre em si.

Quantas vezes se sente exausto, mas ainda lhe espera um bom tempo de trabalho,RS_lavarasmagoasenquantoabsorveenergia_4 estudos ou correria pelos membros da família? Aposto que a resposta inclina-se para “demasiadas”! Na maioria das vezes, a comida consegue ser um combustível incrível. Em outras, simplesmente não chega. O que fazer? Esqueça a caminhada para o qual nunca tem tempo ou a viagem maravilhosa para o qual o seu dinheiro continua a fugir. A atitude tem de ser tomada hoje e agora. O truque: feche-se na casa-de-banho por quinze minutos. Este é o seu tempo. Tire a roupa – convide o seu parceiro se precisar de animar as coisas, mais do que acalmar a situação – e deixe-se levar pelo quente que a vai preenchendo. Deixe os problemas ir pelo cano abaixo, enquanto as soluções se entranham na pele.

A criatividade encontra-se nos momentos mais básicos do dia. Mais do que motivação, um comprimido mágico ou uma solução infalível, tomar um banho e beber água parece ser o remédio mais natural e simples, que pode tomar agora mesmo. A água já aqueceu o suficiente, do que espera?

Tags

Raquel Soares

Aluna de Direito na Universidade Do Minho com uma paixão por livros, filosofia, psicologia e o mundo. Não procuro um mundo melhor, mas esforço-me para construí-lo! Sou activista da Amnistia Internacional em Portugal e participante em projectos que visam a dinamização e a efectivação dos Direitos Humanos. Membro da Associação Universitária de debates nacional e colaboradora da ELSA UMinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Back to top button
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: