photo of outer space

F5: refresh ao planeta

Seria mais simples se desse para desligar e voltar a ligar o planeta. Se pudéssemos clicar numa tecla e restaurar uma Terra limpa, estável e sustentável. Até ver, não é possível.

Vários são os apelos para salvar o planeta. Dos telejornais a conferências internacionais, passando por documentários e manifestações, os alertas para salvar a Terra estão muito presentes no nosso dia a dia. O nível de poluição que existe, os fenómenos atmosféricos extremos e todas as espécies de animais extintas convidam-nos a uma reflexão sobre a necessidade de salvar o planeta.

Mas, no fundo, não é o planeta que precisa de ser salvo. Somos nós.

Ao longo dos seus milhares de milhões de anos, a Terra já passou por várias catástrofes e renascimentos. Já assistiu a extinções em massa. Já viu a transformação de oceanos, continentes e espécies. E continua aqui. Sobreviveu a tudo isso e sobreviverá novamente. O que está em causa é a sobrevivência da nossa civilização. E essa tomada de consciência pode ser essencial numa sociedade cada vez mais centrada no seu próprio umbigo.

E será que ainda podemos ser salvos? O tempo é curto. Precisamos agir. Em vez de pensar em salvar o planeta como se fosse algo externo, temos de nos focar em alterar a nossa forma de viver nele. E, para isso, é preciso agir a vários níveis: individual, comunitário, empresarial e governamental.

Educar comunidades, implementar leis ambientais mais firmes, regulamentar e fiscalizar emissões industriais podem ser desafiantes para a pessoa singular.

No entanto, algumas medidas eficazes e realistas estão ao alcance de qualquer um. Para além da reciclagem e gestão de resíduos cada vez melhor implementada, atitudes pessoais como optar por produtos locais, desligar luzes e aparelhos quando não estão em uso e promover meios de transporte sustentáveis podem fazer a diferença.

É através da consciencialização e exemplo que começa a verdadeira mudança. O futuro depende das nossas escolhas diárias.

”Grandes coisas são feitas por uma série de pequenas coisas reunidas.”
Vincent Van Gogh

Nota: este artigo foi escrito seguindo as regras do Novo Acordo Ortográfico.

Share this article
Shareable URL
Prev Post

Quando um adulto cresce?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Read next

Efeito poluição

"Mais do que o efeito da poluição nas pessoas, eu falo no efeito das pessoas na poluição. Sermos inconscientes…

Um dilema para Salomão

Em pesquisa para um artigo sobre dor, tropeço com declarações, no mínimo polémicas. Como devem entender, estas…

O truque está no olhar

É através do olhar que eles nos conquistam… Não se deixem enganar pelo aspecto fofo, sedoso, cabeludo,…