As duas empreendedoras que estão a mudar a minha vida

Muitos de nós desconfiamos nos gurus do desenvolvimento pessoal, não sem alguma razão porque, tal como em qualquer outra área da vida, existem os mais e os menos honestos, aqueles que são, efetivamente, apaixonados por levar outras pessoas a atingir resultado e os que apenas procuram o aumento de dividendos na conta bancária.

É preciso vasculhar, catar, separar o trigo do joio. Destes autoproclamados gurus, quantos partilham dicas práticas, passíveis de ser aplicadas, sem ficarem pelo blá blá blá da mudança, da força interior e outros clichés bradados até à exaustão?

Atrevo-me a dizer que encontrei alguns e que dois deles são elas: Nathalia Arcuri e Marie Kondo. Naturalmente, estas duas fantásticas empreendedoras também gostam de ver a conta bancária crescer, com destaque para a Nath – depois de horas de visualização de vídeos no Youtube tornámo-nos amigas, mas ela não sabe – que se dedicou a “desfoder” o Brasil. E uma parte de Portugal, também.

Nathalia Arcuri, Me poupe!

É assim mesmo, a jornalista não tem papas na língua e usa uma colher de pau para advertir os menos regrados com as finanças: gastadores compulsivos, endividados e despreocupados com o futuro, tenham medo! Apresentou o projeto Me poupe! à estação de televisão onde trabalhava, viu um projeto semelhante  ser atribuído a um colega, e saltou fora. Às vezes, saltar fora é o melhor que pode acontecer, e a prova disso é que o canal Me poupe! conta com mais de 4 000 000 de seguidores. Se não sabes ler o número, está na hora de seguires esta musa das finanças.

A famosa técnica dos envelopes da Nath já “desfodeu” um número incontável de aflitos, e deu o mote para um reality-show que é transmitido no canal. O melhor de tudo é que as dicas da Nathalia Arcuri são preciosas e veiculadas numa linguagem acessível e divertida, que nos faz cair de amores por ela e pelas moedas de um cêntimo (todos os cêntimos contam).

Se a Nath enriqueceu com este projeto? Sim, e ainda bem. Eu não aceitaria conselhos sobre finanças de alguém que fosse tão pobre quanto eu. Se a minha vida financeira mudou com os conselhos dela? Sim, por isso vou continuar atenta e alegre sob a ameaça da colher de pau.

Já percebeste que se uma área da tua vida está um caos, as outras tendem a seguir-lhe o exemplo? Produzes mais numa secretária organizada e que does spark joy, ou numa secretária com pilhas de papel e embalagens de chocolate presas à base do portátil? A resposta parece fácil, e é. Quando produzes mais és mais feliz, ganhas mais e podes recorrer às dicas de investimento que vais aprender no Me poupe!.

Citando a Nath, “Ai, que festa da riqueza!”.

Antes de pores mão à obra e começares a vender brigadeiros para obter uma renda extra, considera organizar os espaços onde passas a maior parte do tempo. Para isso, conta com a ajuda da Marie Kondo e do seu método de organização KonMari. Esta é outra das minhas gurus favoritas e que me conduziram a resultados práticos.

Marie Kondo, organização

Como é bom variar, passamos de uma Nath furacão para uma Marie que é um autêntico doce e que faz lembrar uma boneca japonesa. Mas não te iludas porque esta pequena musa da organização é capaz de arregaçar as mangas e transformar uma pocilga num palácio. Na verdade, ela fica feliz quando vê uma casa desorganizada e tem a oportunidade de pôr tudo num “brinquinho”.

Confesso, rendi-me. Procurei os manuais de dobragem de roupa – sim, vais ter que abandonar os velhos métodos – escolhi o que quero guardar e doei o resto. Este processo não é tão linear como parece, deves olhar para uma peça e sentir se ela te traz alegria (o famoso “sparks joy” que se tornou uma private joke cá em casa). Se a peça does spark joy guarda-a, caso contrário descarta-a, mas não o faças sem antes agradecer por ter cumprido a sua função. Se te parece estranho falar para um objeto, podes optar por não mover os lábios e escapar a um internamento compulsivo. Em relação às peças descartadas, a Nath diria para as venderes, a Marie parece bastante espiritual e diz que as podes doar, eu digo que tu decides.

O processo passa por organizar o vestuário em primeiro lugar, que deves amontoar no local onde vais fazer a escolha. Amontoar a roupa é importante para que tomes consciência e te escandalizes com a quantidade que tens, e te esbofeteies por todas as vezes que reclamaste por não teres o suficiente.

Depois dos trapos organizados, passa para os papéis e fotos, livros, miscelânea (que é como quem diz gavetas de tralha) e, por fim, elementos sentimentais. Quando chegares aos últimos já levas o balanço suficiente para descartar sem choraminguices. No que respeita aos livros, a pequena Marie aconselha a acordá-los com um toque na capa antes de fazer a escolha. Como achei este conselho um pouco “alerta chalupa”, limitei-me a desfazer-me dos livros que não eram clássicos e dos que sabia que não voltaria a ler.

Resumindo, apesar de ainda não ter terminado o processo, posso assegurar que os resultados são brilhantes. Adoro olhar para os roupeiros e para as gavetas, até as das cuecas. Com tudo dobrado a preceito, sem que as roupas se desmanchem ou espalhem por puxar uma, e por ordem de cores – esta foi uma opção minha –, descobri que sempre padeci de transtorno obsessivo compulsivo. O único problema que tanta beleza e organização acarretam, é que corres o risco de virar uma fera ao mínimo sinal de transgressão de um dos elementos da família.

Se esta aventura no mundo de organização te parece apetecível e decidiste experimentar, certifica-te de que tens à mão caixas de cartão, caixas com divisórias e tabuleiros organizadores.

Aproveita e considera a possibilidade de enveredares por uma vida minimalista, a Nath e a Mari ficariam orgulhosas. E se a tua prima diz que toda a gente tem pelo menos cinco relógios, lembra-te do que a tua mãe sempre te disse, “tu não és toda a gente”.

Entusiasmado para estudar finanças e organização com estas mulheres inspiradoras? Acede aos links:

Me poupe!

Marie Kondo

Agora, é só rezar para que surja o guru que nos vai ajudar a ficar em forma.

Share this article
Shareable URL
Prev Post

Terra tremida.

Next Post

A palavra

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Read next

Guerra dos Tronos

Guerra dos Tronos  já prometeu um Inverno rigoroso que teima em não chegar. Depois de um final de temporada…

Chorar a rir

Se vos perguntarem qual é o contrário de rir, vocês, sem pensar, dizem que é chorar. E a verdade é que os…