fbpx
Tecnologia

A Internet…

Salvadora do universo ou talvez não!

Por vezes dou por mim a pensar, se os defensores da Internet e das suas qualidades e virtudes, e até mesmo os seus precursores acreditaram quando a mesma foi criada, que este meio seria capaz de poder salvar o universo, ou mesmo ser um factor de conciliação entre os homens.

Que esta iria terminar com as desigualdades que existem entre os indivíduos, as diferenças e até eventualmente os conflitos, em suma, a Internet surge como uma nova oportunidade para a humanidade.

Mas a questão que se me levanta é: “Poderá isto ser verdade?” Naturalmente que não, porque os homens assim não o permitiram. O recurso não foi aproveitado e valorizado da melhor maneira.

Será que a Internet, com a força revolucionária que tem, poderia mesmo mudar o mundo? Permitir que as desigualdades deixassem de existir, e admitindo oportunidades iguais a todos os seres do planeta, apenas porque os seus idealizadores quando a criaram assim desejavam? Não creio.

O sonho do criador fica sempre, ou quase sempre muito aquém da verdadeira obra, salvo algumas, muito escassas exceções, por este universo fora.

Que sonhos tinham os criadores da Internet para ela e para o seu lugar no mundo? Provavelmente que fosse um motor de mudança promotor de igualdades de oportunidades e de conhecimento, bem bom seria, se assim tivesse acontecido. Porque nesse caso, seria a oportunidade de o Homem se redimir de todas as atrocidades que tem vindo a fazer ao longo da sua história no planeta, contra a natureza e contra o próprio homem.

Afinal percebemos que a Internet não concretizou o objetivo a que se propunha, caso fosse o de ajudar a humanidade a ser melhor, aquando da sua criação, não se proporcionou aquela que teria que ser a fundamental mudança a operar, a mudança do ser humano. Essa não se concretizou, porque o homem aprendeu a usar a internet em seu benefício, muito egoísta e de modo muito individualista.

Situações há com certeza em que a Internet também promove o bem do ser humano, a melhoria das condições de vida de crianças e outras pessoas que pelo mundo inteiro sofrem a maldade de ter nascido no país errado e de não terem as mesmas oportunidades que nós temos.

A Internet foi promovida como unificadora e globalizadora da humanidade, mas o que é um facto é que os instrumentos disponíveis por conta da utilização da Internet servem cada vez mais, e desde mais cedo na vida das pessoas, para separar, dividir e isolar entre si.

A Internet permite partilhar vidas, momentos e até situações online, com pessoas escondidas atrás dos aparelhos tecnológicos esquecendo-se tantas vezes de viver a vida que continua a cada segundo que passa.

Ana Paula Marques

Assumo sem qualquer tipo de pudor o grande gosto que tenho pela escrita, e pelo ato de escrever palavra após palavra, construindo momentos de reflexão e procurando embelezar os nossos dias. Verter palavras transformando-as em textos, são momentos de criatividade que me fazem mais feliz, e que espero, possa transformar de algum modo a vida de quem lê o que escrevo com tanto amor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Por favor, considere apoiar o nosso site desligando o seu ad blocker.
%d bloggers like this: