Hipócritas

“Não há solução militar para a tragédia que está a acontecer no Mediterrâneo”, disse Ban Ki-moon na entrevista, na qual expressou uma preferência por incentivos à imigração legal como uma solução global.

Ou seja, a Europa tem sobre a mesa a possibilidade de levar a cabo uma intervenção armada na costa norte Africana para resolver o problema dos emigrantes clandestinos que tem sido notícia pelas piores notícias nos últimos tempos. Não será asneira nenhuma da minha parte retirar esta ilação destas declarações do Secretário-geral das Nações Unidas.

Assim como acho que não será asneira alguma da minha parte aqui afirmar que é nestas coisas que vemos o quão fraca e hipócrita a actual Europa consegue ser.

Se havia dúvidas de que a União Europeia é um “Gigante de Papelão” no que à Política Internacional diz respeito, eis mais uma prova dos 9 daquilo que venho dizendo desde que rebentou a crise ucraniana. A UE não tem expressão internacional e, quando tem algo que se assemelhe com tal, é para seguir uma versão conivente com as posições Internacionais dos Estados Unidos da América.

A Europa tinha nesta crise dos refugiados que cruzam o Mediterrâneo uma oportunidade de ouro de mostrar que é um Estado no verdadeiro sentido do termo.

Tenhamos em linha de conta que estes Refugiados arriscam tudo o que têm e não têm junto dos Traficantes de Promessa para fugir da guerra, fome e miséria que se instalou na Síria, Líbia, Somália, etc. Situações que favorecem em muito a indústria de guerra norte-americana, para não dizer aqui que a instabilidade que se vive na Líbia e Síria foram patrocinadas pelos interesses dos states, pois, desta forma, conseguiram “agarrar” uns quantos poços de petróleo sob a cortina de uma tal de “Primavera Árabe”. Fora o que vai sucedendo nos Países Africanos, onde a miséria reina, porque os mais ricos do norte assim o desejam. Assim, a matéria-prima fica muito mais barata e o mercado competitivo.

Para além de tudo o que já aqui disse, teria uma certa graça ver a reacção do povo líbio à presença de tropas italianas no seu País… O mesmo tipo de lógica aplico às tropas francesas na Argélia e restante Norte de África, que os franceses ocuparam e só desocuparam, após um tremendo massacre dos africanos.

Se a União Europeia tivesse uma real e verdadeira amplitude internacional, o que esta teria proposto para a resolução do problema do mediterrâneo não seria nunca uma suposta intervenção armada e muito teria colocado em cima da mesma o plano “Mare Nostrum”. Teria antes retirado todo e qualquer apoio aos rebeldes da Síria, não teria alinhado nos ataques aéreos criminosos na Líbia, não teria patrocinado a Primavera Árabe e, por último, fazia o possível e o impossível para ajudar as suas antigas colónias africanas no desenvolvimento infra-estrutural que estes tanto necessitam. Porém, isto é muita areia para as camionetas Europeias…

Share this article
Shareable URL
Prev Post

A Sociedade Humana

Next Post

O Sargo-de-dentes, um peixe com uma dentadura que parece humana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Read next

Saudade

Existe uma ideia generalizada de que esta palavra só existe na língua portuguesa. Assim sendo não consegue…

M E S S I A H

e se fosse Verdade? Nós estamos, simultaneamente, na melhor época da humanidade e na pior. Tão depressa sentimos…