Os sonhos começam sempre da mesma forma. Ideias pouco palpáveis até se tornarem reais.
Em 1920, Adi Dassler já tinha a ideia no lugar e o sonho de criar o melhor sapato de desporto possível. Era apaixonado por desporto e por sapatos, queria produzir algo duradouro, de alta qualidade e que ajudasse os desportistas a evitar lesões.
A Adidas é hoje uma marca ícone, repleta de referências, credível e que vai muito além do desporto. São 95 anos de história e tradição. O nome? Adi e Dassler são Adidas.
A primeira década de existência é de consolidação e criação. A vitória acontece, quando, em 1932, o atleta alemão Arthur Jonath conquista a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos em Los Angeles, usando calçado Dassler. 22 anos depois, em 1954, a marca já produzia uns incríveis 450.000 pares de sapatos.
Viajar pela história da marca é um fascínio. Até hoje, todos os dias foram e são de conquista, novas parcerias, grandes nomes associados.
A partir dos anos 60, a Adidas começa a produzir têxtil desportivo para competições e treino. Muito associada ao futebol, as sapatilhas Adidas dominam o Campeonato do Mundo de Futebol no Chile em 1962. As bolas de futebol oficiais nos jogos são bolas da marca do trevo.
Em 1978, Adi Dassler morre e o filho e a mulher assumem os negócios. Sempre em crescimento, as maiores referências ao nível do desporto são “rostos” Adidas.
A Adidas e a moda juntam-se em 1993, com a criação da “Originals”. Madonna usa calçado e vestuário da marca que nos remete para os anos 70.
Na década de 90, a nova geração de atletas simboliza a tecnologia inovadora e o desenho contemporâneo da Adidas. O conceito da qualidade aliada ao design torna-se cada vez mais sustentado e importante.
Em 2004, é anunciada a parceria com a estilista Stella McCartney, uma parceria que dura até hoje, com uma linha desportiva feminina de topo e muito aclamada.
A busca pela perfeição sempre foi uma das máximas da empresa alemã. Diz-se que o seu fundador conseguia “fisgar” um sapato defeituoso apenas com o olhar. Os seus empregados enfrentariam o fogo, se fosse preciso, pelo patrão e “chefe” era a sua alcunha.
Sou uma apaixonada pela marca, quer ao nível do desporto, quer na área da moda. Conhecer um pouco desta história é viajar no tempo e entender que o império Adidas é tudo aquilo que afirma ser: produtos de qualidade, tecnologia de ponta e design maravilhoso.