O By AgiL é um projecto que quer reiventar o azulejo e promover as raízes culturais portuguesas de uma forma inovadora. Para isso, o arquitecto Afonso Gil, que está por detrás do projecto, utiliza padrões inerentes à cultura portuguesa nos desenhos que produz para os azulejos: pastéis de nata, eléctricos de Lisboa, sardinhas na brasa, azeitonas e cerveja. Tudo aquilo que nos faz lembrar Portugal.
Lançado em Junho de 2012, o By AgiL apostou no azulejo, porque este dá a possibilidade do desenho de padrões e da conjugação destes de muitas maneiras diferentes. Como afirma o seu fundador na página de Crowdfunding onde arranjou fundos para o lançamento do projecto, “construímos padrões que nascem da leitura actual acerca da geometria tradicional da azulejaria, e neles contamos histórias da nossa contemporaneidade. Padrões sobre Lisboa, personalizados… Até onde a imaginação nos levar!” A ByAgil propõe um conjunto de padrões construídos digitalmente, característica que lhes confere uma utilização tão vasta quanto as novas tecnologias permitem alcançar. O conceito assenta na produção de padrões para marcas e produtos que pretendem aliar a composição geométrica portuguesa a uma imagem inovadora de um Portugal com potencial. Sempre numa linguagem de continuidade da geometria popular portuguesa, a ByAgil cria novas ideias em conjunto com quem queira fazer parte desta aventura. Para além disso, também são padronizados outros produtos, tais como: cadernos, malas, t-shirts, entre outros.
O objectivo de Afonso passa também pela produção de padrões personalizados para habitações, espaços comerciais, empresas e eventos. O arquitecto pretende manter pontos fixos de venda (lojas), bem como ir a mais feiras de artesanato. O alargar do projecto ao estrangeiro também está a ser estudado. Os produtos podem ser vistos em www.byagil.com.