Paciência

Já dizia Santo Agostinho, “não há lugar para a sabedoria onde não há paciência.”

Se há coisa em que nós portugueses somos bons, é na corrida aos combustíveis e, claro, ao supermercado.

A pandemia garantiu a afluência às superfícies comerciais e esgotar o stock de inúmeras coisas, como por exemplo o papel higiénico. Ainda hoje penso por que razão se adquiriu tanto papel. Contudo, não há bela sem senão, pois a guerra na Ucrânia veio trazer como possível dano colateral o aumento dos combustíveis, pelo que a malta fez longínquas filas para garantir que abastecia o veículo. Espetáculo! Digo eu.

Realmente, o preço dos combustíveis teve uma enorme inflação, mas, pelo que percebi, tudo neste mercado vai ser inflacionado, inclusive o preço do papel higiénico. Só que, graças à pandemia, deste existe ainda muita gente abastecida. Então, pergunto, por que razão os eleitores não se manifestam nas mesas de voto? Sabem? Eu não.

Será que os eleitores não se dirigem às urnas em virtude de as promessas, aquando das campanhas eleitoras, serem de baixar os impostos e aumentar os ordenados? Teria de haver um slogan, sei lá, como por exemplo “Vai ficar tudo na mesma” ou ainda “Precisamos de mais um esforço da vossa parte”.

Desconheço se a guerra na Ucrânia obrigou no presente a um aumento dos combustíveis, bem como se inflacionará outros bens utilizados por nós comuns mortais, mas de uma coisa tenho a certeza, as campanhas eleitorais para serem realizadas, são necessárias verbas… e imaginem só, não saem do bolso do candidato.

Observando o comportamento de alguns eleitores, perdão, de alguns condutores, pelo desespero de garantir combustíveis, acabaram envolvidos fisicamente, o que se diga, é um quadro digno de se ver, como quem diz, junta-se a fome à vontade de comer. Não será caso para dizer “os deuses devem estar loucos”!

Existem cibernautas que partilham imagens com o preço do barril de petróleo de diversos anos, para se constatar que o aumento do preço de combustível está imparável, pelo que se pode ainda deduzir que o preço do petróleo em nada influencia no valor dos combustíveis utilizados nos nossos veículos, mas fico com uma dúvida. De um momento para o outro existe assim tanto entendido no preço do petróleo e mercado da bolsa?

Tantas duvidas que para aqui vão, onde uma certeza existe! O Governo anunciou que a todas as sexta-feira se vão reunir, para perceber o aumento no valor dos combustíveis, a iniciar a cada segunda-feira. Senhoras, senhores, crianças, idosos e animais, preparem-se que os vossos fins-de-semana vão ser passados no posto de combustível mais próximo, pois á segunda-feira haverá provavelmente um aumento.

Guerra, política, eleições e combustíveis à parte, temos a sorte de que ainda nos resta o futebol e o IVAucher, que para isso há paciência e sabedoria.

Share this article
Shareable URL
Prev Post

Flashbacks em Televisão – O Bom e o Mau

Next Post

A dor não mata, a dor ensina!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Read next

Regionaliza-mos

Regionalização: Sim ou Não? Existiu um referendo sobre a regionalização da organização política de Portugal em 8…