A Moda sou eu e somos nós

Março é o mês de Moda em todo o mundo! Apresentam-se as tendências e coleções para a estação seguinte, Outono/Inverno. Na moda, é mesmo assim, anda-se sempre à frente.

Paris, Nova Iorque, Milão estão nas bocas do mundo e Portugal não passa despercebido. Aproxima-se a largos passos a Lisbon Fashion Week. Este ano a ModaLisboa “Curiouser” tem como mote a curiosidade e muito desta industria passa por isso mesmo, seja no bom, ou no mau sentido.

TF_amodasoueuesomosnos_4

Estar, ou não na moda, eis a questão? Ceder, ou não a esta indústria de massas que dita tendências, comportamentos e que condiciona relações interpessoais e sociais?

A meu ver e como se diz em bom português “nem tanto ao mar, nem tanto à terra”. A virtude está no meio. É a meio caminho que se encontra o equilíbrio para qualquer relação saudável. E sim, com a moda existe uma relação. Para alguns, de forma negativa, que a vêm como Mulher Ditadora, algo fútil e permeável. Para outros, é alegria, define personalidades e estatutos.

A verdade é que aquilo que trazemos no corpo nos define à partida. As nossas opções são tudo aquilo que temos e vão desde o que vestimos, ao corte de cabelo que usamos, ao perfume que escolhemos, à forma como nos posicionamos na vida. Olhar para a indústria da moda como algo positivo é a melhor forma de abraçarmos a importância da mesma na nossa vida.

TF_amodasoueuesomosnos_1

A sociedade torna-se mais rica e diversa e o individuo mais fascinante. A beleza e o sentido estético fazem parte do quotidiano e transformam o mundo. Conjugar a Moda com tudo aquilo que nos envolve pode ser uma tarefa tão difícil quanto maravilhosa, se a olharmos de forma equilibrada.

Se largarmos a perspetiva da futilidade que tantos defendem, conseguimos perceber e observar que é uma fonte artística e cultural de impacto imenso, porque mais do que seguir tendências, o caminho pode ser a auto-descoberta. E, quando nos descobrimos de todas as formas (e desta também), tornamo-nos mais harmoniosos.

Já dizia Oscar Wilde, “you can never be overdressed or overeducated.”

TF_amodasoueuesomosnos_5

Share this article
Shareable URL
Prev Post

O cordão umbilical dos 30

Next Post

Cake

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Read next

A dualidade da escolha

Às vezes olho para a vida como uma grande viagem. Talvez esse seja um dos motivos porque gosto tanto de viajar.…

Férias desencravadas

Este ano tive umas férias de repetição. Isto, dito assim, sem anestesia nem nada, pode parecer tolo, mas passo a…