EducaçãoSociedade

O uso de uniformes na escola

Há uns dias, li um artigo sobre o uso de uniformes nas escolas e a eventual melhoria que isso provoca na aprendizagem. Depois de fazer uma pesquisa mais aprofundada, percebi que há opiniões bastante distintas acerca deste assunto.

Há, então, quem defenda que usar uniformes na escola poderá contribuir para uma melhoria na aprendizagem. Mas até que ponto será isto verdade? Até que ponto o uso do vestuário influencia a forma como absorvemos todos os ensinamentos? Sinceramente, sou defensora da outra teoria. Penso que o uso dos uniformes por parte das escolas não altera ou favorece em nada a aprendizagem. Acredito que isso possa saber benéfico, sim, a nível social, na medida em que há a igualdade no que diz respeito à nossa aparência. Não há distinções entre “bem vestidos” e “mal vestidos” (que são denominações que nem sequer deviam existir) e todos se apresentam exatamente da mesma forma, não dando espaço a comentários de superioridade só porque uns usam Adidas e Lacoste e os outros não.

No entanto – e não digo que sou contra os uniformes porque, sinceramente, não penso que acarretem resultados negativos-, penso que mesmo deste ponto de vista da igualdade, os benefícios não são assim tantos. Isto porque, na minha opinião, não é camuflando os problemas que eles se resolvem. Há competição, porque uns vestem roupas caras e outros não? Não é ao vestirmos todos os miúdos de igual nas escolas que isso vai mudar. Sim, treinamos a mentalidade deles e tentamos transmitir-lhes que isso não importa, mas a escola é apenas uma parcela de uma vida inteira. Fora dela continuam a existir Adidas, Nike, Lacoste e tantas outras marcas que, para uns são indiferentes, mas, para outros, são uma meta a ser alcançada. Portanto, mais do que pelo vestuário (neste caso, os uniformes) essa mensagem deve ser transmitida por toda a comunidade e, obviamente, na educação. E até que ponto é que isso não passa exatamente por deixarmos cada um vestir o que quer? Não estaremos nós a combater um preconceito através de outro quando os “obrigamos” a vestirem determinadas roupas só para “estarem ao mesmo nível”?

Esta é uma questão que vai sempre gerar alguma controvérsia. Por um lado, defende-se o uso dos uniformes nas escolas e há quem acredite que isso devia ser uma regra a seguir em todas as escolas, públicas ou privadas. Por outro, há quem acredite que não há qualquer vantagem em tudo isto. No meio de tudo isto, a maior verdade é a de que continuam a existir preconceitos relativos ao vestuário. E essa é, certamente, uma das problemáticas mais difíceis de serem alteradas.

Tags
Show More

Cátia Barbosa

Licenciada em Jornalismo e Comunicação. Apaixonada por rádio e pela escrita.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: