Um Marido Ideal, de Oscar Wilde

Primeira experiência na leitura de Oscar Wilde e, francamente, dificilmente poderia ter gostado mais. Embora muito positiva, a primeira frase exprime, também, alguma frustração. Ver esta obra encenada numa peça de teatro, objectivo primeiro de Wilde, seria sublime. No entanto, face à indisponibilidade em assistir, para já, a esta peça, nada melhor do que ler uma obra curta, mas de qualidade elevada.

JM_ummaridoideal_1O número de personagens é pequeno, mas suficiente para pincelar o quotidiano da época, num longo calendário de jantares, bailes e caminhadas. O leitor tem a oportunidade de entrar numa dessas recepções sociais, onde é recebido pela família de um homem respeitado na sociedade, não só pelos seus atributos profissionais, mas, também, pela sua reconhecida integridade. Aqui, de forma satírica, Wilde assume esta personagem como marido ideal. Rodeado da sua esposa, irmã e melhor amigo, Sir Robert vai enfrentar uma questão pendente da sua juventude, no início da sua caminhada política. Oscar Wilde, além de satirizar a imagem paradoxa que um indivíduo pode obter em sociedade, assume questões bastante marcadas na própria contemporaneidade, como a corrupção. De mão dada com esta questão e ao longo de toda a história, o autor satiriza o papel distinto do homem e da mulher na sociedade inglesa.

Nesta curta viagem, repleta de diálogos interessantes, de humor e da personificação da sua filosofia sobre o quotidiano londrino, Oscar Wilde orienta Sir Robert nas piores horas da sua carreira política e profissional. No centro das atenções da família, amigos e inimigos, a nossa personagem principal enfrenta o seu destino de forma, diria, exemplar. Fica a experiência de ler um trabalho tão bem trabalhado para um palco de teatro. Perderá qualidade em formato papel, mas não perde a iniciativa e o contexto. Neste caso, a importância contextual da obra é algo que não pode ser encarado de ânimo leve.

Share this article
Shareable URL
Prev Post

20-D: o fim do bipartidarismo espanhol?

Next Post

Uma passagem de ano especial.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Read next

The Water Diviner

Data: 1919. Local: Turquia. Momento: rescaldo da Primeira Guerra Mundial. É neste cenário que nos é apresentado…

The Pink Star

A Pink é uma força da natureza. Não só pela personalidade, mas também pelo que canta e pelo seu timbre de voz,…

Modas

Chegou o Outono e as mudanças de clima próprias. Neste Outono, mudou também o clima político. Percebemos que o…

Peixe fora de água.

Estar vivo é o contrário de estar morto. Recorde-se esta tão célebre conclusão de Lili Caneças, socielite…