Quem é que nunca reparou nos doodles do Google? Uma ideia criativa que parece ter angariado vários fãs, pois não deixa passar em branco qualquer data especial. Os doodles, “rabiscos” em português, são as alterações que podemos observar com frequência no logótipo, no site de pesquisa, da marca Google. Servem para relembrar datas, ou eventos relevantes de todo o mundo, ficando activos durante as 24 horas alusivas à comemoração.
As cores, as animações e os desenhos são o que mais os caracterizam. Desde que foram criados, em 2000, pelo estagiário Dennis Hwang, que os doodles já avivaram as memórias dos seus utilizadores para os aniversários de vários artistas notáveis: Andy Warhol, Albert Einstein, Leonardo da Vinci, Rabindranath Tagore, Louis Braille,John Lennon, Michael Jackson, Freddie Mercury, Samuel Morse, Mahatma Gandhi, Antonio Vivaldi,Júlio Verne, entre muitos outros.
No Brasil, o Google está a promover um concurso intitulado “Doodle4Google” dirigido a estudantes, onde estes criam os seus próprios doodles. Os trabalhos são submetidos a uma votação do público e o que angariar mais votos ganha uma viagem para conhecer o Googleplex. O concurso realizou-se já no Reino Unido, Estados Unidos da América, Índia e Singapura. Esperemos por Portugal.
Nunca reparaste? Escreve “www.google.pt” e fica a saber o que se comemora hoje!



