O Festival de Yi Peng, também conhecido como o Festival Lanna, ocorre no norte da Tailândia, no segundo mês do calendário tailandês (“Yi” significa dois e “Peng” mês). O que no calendário ocidental corresponde ao mês de Novembro.
As mais elaboradas celebrações deste festival acontecem em Ching Mai, antiga capital do reino de Lanna. Durante 3 a 5 dias, as ruas e as casas desta cidade são enfeitadas com flores, faróis e bandeiras feitas de papel. Impressionantes fogos-de-artifício são exibidos, ao longo de toda da madrugada, colorindo o céu. Os grandes protagonistas deste festival, no entanto, são os chamados khome.
Para os tailandeses estas lanternas são um símbolo de boa sorte, que, quando lançadas, levam consigo as más energias e azares. Também é costume que as pessoas transmitam os seus desejos aos céus, escrevendo-os no papel de arroz das lanternas, que, ao alcançarem as estrelas, tornam-se realidade. Acredita-se que, quanto mais alto voar o khome, maior a probabilidade que estas preces e estes desejos sejam ouvidos.
Celebrações similares ao Yi Peng são festejadas também na Índia, em Taiwan, em Laos e também em certas partes da China.
