+1 202 555 0180

Have a question, comment, or concern? Our dedicated team of experts is ready to hear and assist you. Reach us through our social media, phone, or live chat.

Trata o cancro por tu

“É um linfoma, uma neoplasia”. “Encontrámos um carcinoma”. “Tem metástases”.

Tudo sinónimos de um tumor maligno. Cancro. Seria mais fácil se o tratassem logo pelo nome e não lhe dessem definições médico-científicas que nós, comuns mortais, não entendemos. Compreende-se o medo associado, porque nasce dos nossos mecanismos de defesa, mas vamos desconstruí-lo. O cancro é uma doença que tem cura. É possível vencê-lo e temos de o encarar como mais uma doença e não “a” doença.

Ninguém está preparado para este tipo de diagnóstico. Ninguém. Nem tu, que tens cancro, nem a tua família e amigos. Provavelmente já pensaste que vais morrer. Sim, vais. Vamos todos, um dia, mais cedo, ou mais tarde. Não tem que ser de cancro, nem tens que cruzar os braços e dares-te por vencido. Não estás perante uma gripe, que rapidamente se trata com uma simples prescrição médica, aviada numa farmácia qualquer. É uma doença grave, mas, ainda assim, curável. A morte é um pensamento instintivo, que tens que contrariar. Surge em jeito de preparação para algo que o ser humano nunca estará preparado. No entanto, o cancro não é nenhuma sentença para a vida.

SP_trataocancroportu_1

A notícia já não é fácil de digerir, por isso, não a dificultes, nem deixes que a dificultem. Existem demasiados tabus na vida para que o cancro seja mais um. É cancro e ponto final. Demora o tempo que demorares, tens o direito de estar em choque, ou, quem sabe, reages de imediato. Chora compulsivamente, ou ri de modo desmesurado. Vale tudo, até porque nunca se sabe que partida nos prega o sistema nervoso. Revolta-te, insulta a vida, grita, se assim tiver que ser. Para que depois de vagares o espaço ocupado por tralha sentimental, tenhas lugar para a aceitação e dês início ao combate.

Lembra-te: o cancro está lá. Não vai demorar uma semana, ou duas a sair do teu sistema. A batalha vai ser dura, longa, demorada. Conta com a tua família e com os teus amigos, que contigo tratam também o cancro por tu. É com esses que deves contar. Juntos e com as mentes fortes, arregacem as mangas para ir à luta. Uns dias irão ter sabor inglório, outros contarão com pequenas conquistas que vão dar o alento necessário para continuar a batalhar. É possível e vais vencer. Desde que nunca te esqueças, nem deixes esquecer… de tratar o cancro por tu!

Share this article
Shareable URL
Prev Post

Guantanamo, um assunto encerrado

Next Post

Pai

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Read next