fbpx
EconomiaPolíticaPortugal

STOP

Se Tens...

Se tens olhos para? Se tens oportunidade passa? O que significa mesmo a sigla “STOP”.

Devia ser um sinal obrigatório de paragem aos sucessivos aumentos que a população em Portugal tem sido sujeita no que respeita ao valor por cada litro de combustível, bem como de outros impostos taxados ao comum cidadão.

Só este ano, foi noticiado o aumento do combustível na comunicação social, por mais de três dezenas de vezes. Imaginem só meus senhores, três dezenas de vezes só este ano. Mas calma que podia ser pior, pois observando o calendário, á data do trigésimo quinto ou sexto aumento, 18 de outubro de 2021, estávamos na quadragésima segunda semana do ano, pelo que a malta que estipula e decide, das duas uma, ou nos deu umas semanas de benesse ou estavam de férias.

No entanto, calma, nem tudo são más noticias, pois o governo determinou, segundo a comunicação social “Travar as margens de lucro sobre os combustíveis!”, e a malta aplaude. “Uau, brilhante” dizem alguns e outros, tipo eu, desconfia sobre tal proposta.

Parece que baixou 0.01 cêntimo no imposto sobre os combustíveis num dia e os donos do monopólio aumentaram três dias depois mais uns trocos.

Aumenta o litro de gasolina ou de gasóleo e, por sua vez, será refletido no aumento dos preços de outras coisas, nomeadamente de bens alimentares. Onde é que isto vai parar?

E aumentar os ordenados em Portugal, para se conseguir viver com o mínimo de dignidade? Não?

Volta e meia vejo noticias sobre o aumento do valor de electricidade, aumento do IUC, portagens, água, IMI e tantas outras coisas que pessoas responsáveis tentam pagar. Tentam, porque cada vez mais existe o aumento de despesas, onde o cinto aperta furo a furo e parece que o cão está cada vez mais magro e cheio de pulgas. Ou como na gíria se costuma dizer, “quanto mais magro está o cão, mais as pulgas o apoquentam”.

Soluções? Não sei, mas julgo que poderá passar por convencerem Fernando Santos, o selecionador nacional, a integrar o governo, porque parece que o futebol tem um efeito relaxante e calmante.

Vergonha ou coragem? Vergonha para o caminho que os homens do leme descobrem para os tripulantes ou coragem para viver sem eira nem beira?

“STOP” – Se Tens Oportunidade Paga!

Bruno Marriço

Como alguém escreveu um dia, “não basta que todos sejam iguais perante a lei. É preciso que a lei seja igual perante todos."

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo
%d bloggers like this:

Adblock Detectado

Por favor, considere apoiar o nosso site desligando o seu ad blocker.