Todos nós temos uma certeza na vida – a de que vamos morrer. A menos que alguém tenha uma crença religiosa de vida noutro lugar ou vida eterna na terra.
Mas, para a grande maioria, esse é um dado adquirido. Como não sabemos quando nem como, a pergunta que se impõe é:
Como podemos reinventar a nossa vida constantemente?
Dizem que a monotonia acaba com os relacionamentos. Então e com a própria pessoa?
Fazer tudo igual a vida inteira, ter as mesmas rotinas, o mesmo emprego, o mesmo sítio para almoçar, a mesma hora para beber café, o mesmo almoço de domingo em casa dos sogros, o mesmo de tudo, sempre. Será que estamos mesmo a aproveitar o nosso tempo, a nossa vida, plenamente? Claro que não precisamos de ser nómadas e andar constantemente de um lado para o outro para a saborearmos, mas, assim como comermos sempre o mesmo, com os mesmos temperos enjoa, fazermos sempre as mesmas coisas a vida inteira também.
O trabalho e a falta de tempo causam fadiga e stress. Quebrar rotinas e programações fixas promove a criatividade, dá mais saúde e energia.
Mas, como?
Experimentar um desporto novo, de preferência na natureza, é uma ótima opção. Fazer uma caminhada num lugar diferente do habitual pode, também, ser estimulante. Aos fins de semana tomar um brunch em vez do almoço tradicional, visitar um amigo, um museu, um convento, palácio, jardim, praia ou um lugar onde nunca se foi. Programar uma escapadinha rural, ler um livro, ir ao cinema, teatro ou simplesmente fazer uma maratona de filmes ou séries em casa. Se tem crianças pode programar alguma atividade diferente com eles. Existem várias opções ao ar livre, com ou sem animais, jogos ou parques temáticos.
Durante a semana, pode experimentar um caminho diferente para o trabalho, ir a pé parte do percurso ou experimentar fazer uma compra na mercearia que nunca foi, em vez do habitual hipermercado.
Aprender algo de novo é também um ótimo estimulante cerebral e promove a criatividade. Pode aprender uma nova língua, uma dança, um desporto, renda, crochet, tapeçaria, mecânica, etc.
Existem, também, benefícios comprovados, de melhoria na qualidade de vida, quando se escreve. Seja um diário, pensamentos, ou, logo pela manhã, descrever o que se sonhou ou se pretende fazer nesse dia. Dizer, em frente ao espelho, mensagens de amor próprio e afirmações positivas para o dia que se inicia também traz benefícios. Experimentar um banho mais demorado e relaxante, antes de se deitar, com uns sais de banho ou óleo diferente, também é uma opção simples e agradável.
Escolher um lugar romântico, um espetáculo ou um restaurante e surpreender a cara metade é também uma ótima escolha para fugir da rotina.
Muitas mais sugestões se podem arranjar, basta, fundamentalmente, estar predisposto a essa fuga. Sair da monotonia pode ser com planeamento ou de forma espontânea, dependendo da vontade de cada um.
Viva a vida, de forma mais plena e feliz possível, cumprindo com as responsabilidades, mas sempre que possível quebrando a rotina. Não sabemos quantos mais dias ou horas temos disponíveis. O agora é o maior presente que temos!