Queres ser bem sucedido?

Todos temos objetivos de vida e queremos cumpri-los, muitas vezes, a todo o custo. Os nossos objetivos e ambições funcionam como uma espécie de guia que nos vai ensinando a caminhar melhor pela vida, sempre com vista a chegar a um determinado local, à meta.

Quer sejam os nossos objetivos casar, ter filhos, ter uma carreira de sucesso, viajar pelo mundo ou, até – e o mais simples de todos – ser feliz, temos de trabalhar para conseguirmos alcança-los.

Para cada objetivo específico existem coisas que podemos e/ou devemos fazer para o alcançar. Contudo, há um método universal para conquistar qualquer sonho ou meta: a determinação. Quando estamos determinados a trabalhar na conquista de mais uma vitória, dedicamo-nos a essa conquista e esforçamo-nos de modo a conseguirmos aquilo que queremos.

Nada se alcança sem trabalho, mas, para sermos bem-sucedidos, esse trabalho tem de ser organizado. Não há método mais eficaz do que estabelecer pequenas metas para cada dia. Tomando como exemplo o estudo e supondo que temos por objetivo concluir com sucesso as disciplinas nas quais estamos inscritos, o melhor método – a meu ver – para alcançar esse objetivo é dividirmos o estudo por todos os dias e escrevermos numa agenda o que temos de fazer em cada dia – por exemplo, na segunda-feira temos de ler dez páginas do livro x e na terça-feira cinco páginas do livro y.

Desta forma, tornamos as tarefas menos pesadas e menos penosas, conseguindo, simultaneamente, concluir aos poucos e com sucesso aquilo a que nos propusemos.

Acredito fortemente que o sucesso vem diretamente do trabalho e da forma como desempenhamos esse trabalho, isto é, dos métodos que usamos. A força de vontade não é suficiente, se tivermos um mau método de trabalho. É preciso sermos firmes naquilo que queremos e ultrapassarmos os nossos limites, mesmo quando a preguiça nos quer impedir de cumprir o plano que temos para o dia de hoje e mesmo que o cansaço às vezes nos peça para deixarmos para amanhã.

Não deixar para amanhã aquilo que podemos fazer hoje é um velho cliché que se aplica muito bem a esta situação – e com toda a veracidade. Deixar para amanhã o cumprimento das tarefas necessárias para o alcance de um objetivo a longo prazo é, sem qualquer dúvida, adiar esse objetivo, adiar um sonho.

Já dizia Albert Einstein, “o único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário”. Por isso, é necessário lutar, trabalhar, colocar esforço naquilo que fazemos, para que um dia possamos dizer que conquistámos os nossos objetivos com o suor do nosso trabalho, com os métodos que fomos adotando e, também, adaptando ao longo do caminho. Caminho esse que é penoso, mas que no fim é uma lufada de ar fresco por nos trazer a maior recompensa de todas: a conquista de um objetivo.

Share this article
Shareable URL
Prev Post

Vermelho Escarlate – 1

Next Post

Com o trio maravilha

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Read next

Quando perder é ganhar

Em Portugal, temos uma cultura que não lida bem com as situações em que se perde, principalmente no mundo dos…

Quiet quitting

Segundo Filipa Sobral, professora auxiliar na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica…