+1 202 555 0180

Have a question, comment, or concern? Our dedicated team of experts is ready to hear and assist you. Reach us through our social media, phone, or live chat.

Powerpuff Girls e as meninas da sociedade

The Powerpuff Girls é uma série de animação que começou a ser transmitida na década de 90. A série, protagonizada por três meninas com super-poderes, surgiu nas televisões para mudar a forma como todas as outras meninas olham para si mesmas. E conta que as bonecas super-poderosas foram criadas por um professor que pretendia criar “a menina perfeita”, porém devido a um erro numa substância, acabou por criar três raparigas com os poderes de voo, super força, visão raio-x, super velocidade, invulnerabilidade, super sentidos, visão de calor e projecção de energia.

Florzinha, ruiva e com um laço vermelho, é confiante, orgulhosa, optimista e batalhadora. Representa tudo o que há de bom, sendo a líder do trio. A sua missão é, numa combinação de inteligência, beleza e força, preparar as outras duas meninas para lutar contra o mal e manter a verdade e a justiça. Lindinha, loira e de olhos azuis, é doce, sensível e corajosa. É a mais calminha, porém, também pode constituir perigo. Docinho, de cabelos curtos e olhos verdes, apesar de agressiva, tem um lado sensível e é a lutadora das três, já que quer ser a menina mais forte do mundo.

Numa sociedade que tende a passar às meninas uma imagem infantilizada – com roupas cor de rosa, muitos acessórios e maquilhagem, sensacionalismos e fragilidades – as Powerpuff Girls aparecem para esbater essa ideia. Estas três bonecas vêm mostrar que é possível as meninas também lutarem, serem fortes e destemidas.

Embora as Powerpuff Girls transmitissem a ideia de que as meninas podem ser poderosas e podem também ajudar a mudar o mundo, baseiam-se, tal como todos os desenhos animados para crianças, num mundo de utopias. Ou seja, apesar de incentivarem as meninas a serem sonhadoras e lutadoras, não deixam de passar ideias erradas – que tudo é fácil, que se lutarmos alcançamos sempre os nossos objectivos, que é possível mudar o mundo, que tudo pode ser perfeito…

Estas bonecas, chegadas a Portugal em 2002, destacam-se, assim, no protagonismo feminino que atribuem ao publico infantil, não obstante, a febre que criam acabará por se dissipar assim que as meninas telespectadoras crescerem um pouco mais – até à adolescência e idade adulta – e começarem a entender a realidade e a vida.

Em suma, o que importa realçar é que todos os desenhos animados têm um objectivo – ou deveriam ter – o objectivo das Powerpuff Girls terá sido fazer as meninas acreditarem mais no potencial feminino. Vamos acreditar que foi bem conseguido. Para a minha pessoa, que nunca foi apologista de desenhos animados pelas ideias excessivamente utópicas que transmitem, é praticamente impossível vangloriar em demasia qualquer produção deste género.

Share this article
Shareable URL
Prev Post

A fénix

Next Post

Mas tu foste sempre ficando

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Read next

A Luta pelo Amor

Esta semana celebrou-se o Dia Mundial da Luta contra o Cancro. Esta doença, que já é a segunda causa de morte em…

(M)Altruísmo

Hoje é cada vez mais comum assistirmos à mobilização da sociedade civil em torno de causas que nos deviam…

Promete que não contas.

Promete que não contas. Jura-me que não contas. É nosso, só nosso. Tão bom que é ter um segredo só nosso. É…