+1 202 555 0180

Have a question, comment, or concern? Our dedicated team of experts is ready to hear and assist you. Reach us through our social media, phone, or live chat.

Perda ou afirmação da identidade?

A internet veio mudar por completo o paradigma da comunicação. Há quem diga que mudou para melhor e há quem acredite que mudou para pior. Vantagens e desvantagens há em tudo. No entanto, é verdade que as proporções que a internet atingiu ao longo dos anos afetaram a nossa identidade e a forma como nos comunicamos aos outros.

A realidade é que, quando navegamos, podemos assumir qualquer identidade. O facto de nos comunicarmos com qualquer pessoa, de qualquer canto do mundo, faz com que, muitas vezes, não nos mostremos como realmente somos. Perdemos a nossa verdadeira identidade e, por vezes, sentimo-nos num vazio. Em casos extremos, acreditamos que somos mesmo aquela identidade que assumimos e esquecemo-nos do que somos realmente.

A noção de identidade na era digital veio fazer-nos acreditar que podemos ser tudo o que quisermos. Trouxe a possibilidade de manipularmos o outros mas, sobretudo, a nós próprios. Na internet podemos assumir uma vida que não temos. Podemos comunicar o que não somos, mas gostaríamos de ser. E esse poder é tão forte que chegamos a acreditar que temos uma identidade que, na realidade, não temos. E isso leva-nos a cometer erros. Devaneios. Injustiças.

No fundo, todos sabemos que isto é como um jogo. Todos somos aquilo que não somos. Todos temos a vida perfeita e fazemos as escolhas certas. Mas, no nosso íntimo, todos sabemos que não passa de uma falsa identidade. Porque, fora da internet, todos temos problemas. Os sorrisos dissolvem-se e dão lugar às lágrimas. Não nos conhecemos e, muito menos, conhecemos o outro. Temos inseguranças e uma identidade própria que, muitas vezes, não queremos aceitar por acreditarmos nas identidades que nos são exibidas através de um perfil do facebook ou de outra página qualquer. Mas, no fundo, sabemos que essas identidades são tão falsas quanto a nossa. Afinal, nós só mostramos o que queremos mostrar. E, na maior parte das vezes, mostramos apenas o melhor escondendo o lado mais obscuro e sombrio.

A internet é um poço de possibilidades, sim. Permite-nos uma liberdade de circulação incrível e, acima de tudo, rapidez. Permite-nos contactar com quem está longe de nós e nós sentimos saudade. Essa é uma das vantagens. Mas a forma como altera a nossa identidade pode ser uma das maiores desvantagens. Nem sempre somos nós. Nem sempre somos fiéis a nós próprios. Nem sempre nos protegemos como deveríamos. Na grande maioria do tempo, usamos a internet para afirmar a nossa identidade, mas acabamos por perdê-la ainda mais rapidamente.

Share this article
Shareable URL
Prev Post

E discutir o essencial?

Next Post

A desigualdade é um muro na sociedade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Read next

A minha vida por um Like

A cada instante uma notificação surge nos ecrãs dos nossos telemóveis de aplicações como o Facebook, WhatsApp,…