+1 202 555 0180

Have a question, comment, or concern? Our dedicated team of experts is ready to hear and assist you. Reach us through our social media, phone, or live chat.

Os primeiros jogos europeus

Os jogos europeus são um evento multidesportivo para todos os atletas e vão ser realizados de quatro em quatro anos. Os primeiros foram realizados em Baku, na capital do Azerbaijão. A primeira edição decorreu de 12 a 28 de Junho de 2015. Participaram um total de 50 países com 6000 atletas competindo em 20 desportos. 16 São desportos olímpicos, dois não são como é o caso do Karaté e Sambo. Esta última é uma arte marcial moderna originariamente desenvolvida na União Soviética no início do século XX e reconhecida como uma prática desportiva pela URSS desde 1938. Em 1986 a FILA aceitou o Sambo como estilo internacional de luta, juntamente com a Luta Greco-Romana e a Luta Livre, modalidades estas que já consagradas como olímpicas. Outros continentes já tinham competições regionais, como os Jogos Asiáticos ou os Jogos Pan-Americanos. Na Europa, o grande obstáculo tem sido o facto de os dois principais desportos olímpicos – natação e atletismo – terem já competições continentais.

12000 Voluntários estiveram destacados para o evento.

O Kosovo, Gibraltar e as ilhas Faroé participaram pela primeira vez num evento desportivo desta dimensão. A Alemanha foi o país com mais atletas, 266 e o Mónaco só contou com seis participantes.

Tal como nos jogos olímpicos, várias personalidades ilustres carregaram a tocha. A Tocha Olímpica, ou Fogo Olímpico é um importante símbolo das Olimpíadas. Comemorando o roubo do fogo do deus grego Zeus por Prometeus, a origem desta lenda reside na Grécia Antiga, onde o fogo era mantido por toda a celebração nos Jogos Olímpicos da Antiguidade.

A cerimónia de inauguração foi algo conturbada devido à presença do presidente Ilham Alivye, que muitos consideram antidemocrático. O comité olímpico internacional chegou a pedir que os chefes de estado não comparecessem à cerimónia que teve lugar no estádio olímpico de Baku. A cerimónia foi dirigida pelo grego Dimitris Papaioannou, que foi muito elogiado pelo seu trabalho nos Jogos Olímpicos de Verão em 2004. A cantora Lady Gaga fez uma participação especial cantando um cover de Jonh Lenon,”Imagine“. Foram feitas representações gráficas de dois monumentos bastante importantes do país: Yanar Dag e o Parque Nacional do Gombustão. Dois atores fizeram a dança tradicional do país, o Yalli.

A sua responsável é a primeira-dama do país que também é embaixadora da UNESCO para a boa vontade.

Baku foi escolhida para sediar os Jogos durante a 41ª Assembleia Geral do COE (Comité Olímpico Europeu), em Roma. A decisão foi tomada recorrendo ao voto secreto, onde, de 48 votos, 38 foram a favor do único concorrente para o evento. Esta capital tinha apresentado a sua candidatura para a realização dos Jogos Olímpicos de 2020.

A Arménia decidiu não votar devido a declarações polémicas do presidente do Azerbaijão que afirmou que o canato de Erevan faz parte do seu país e não da Arménia.

Portugal ganhou várias medalhas destacando-se as duas de prata de Emanuel Costa na canoagem e a de João costa. Este foi medalhado com a prata na prova de pistola com ar comprimido a 10 metros.

 

Share this article
Shareable URL
Prev Post

“Filhos do Mesmo Deus”

Next Post

Contra a arte tradicional: o século XX e o dadaísmo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Read next

A Bravura no Desporto

2014 marca o centésimo aniversário da declaração de guerra da Grã-Bretanha à Alemanha. Eram 23 horas, a 4 de…

Euro 2016

Eu não gosto de futebol. Dito desta maneira, assim, sem anestesia nem nada, até soa a palavrão. É a mais pura…