+1 202 555 0180

Have a question, comment, or concern? Our dedicated team of experts is ready to hear and assist you. Reach us through our social media, phone, or live chat.

Os Passeios Podem ser Divertidos

“Todos os caminhos fazem-se andando” pode ser a ideia que mais honra o novo conceito Walkability. Uma nova forma de ver os bairros, de fazer emergir os bons hábitos culturais e de saúde e de incentivar o espírito de sociabilidade. É Scout Camp quem lança o desafio de ver cada vez mais pessoas a optar pelas caminhadas para as mais diversas actividades, fomentando um espírito de bairro sustentável. A ideia é criar um conceito que seja bem aceite pelas populações locais e que as incentive a caminhar ao mesmo tempo que se divertem, contribuindo para uma melhoria da saúde pública, maiores e melhores acessibilidades e uma redução de custos.

Walkability é um conceito desenhado para incentivar a sustentabilidade urbana. É um local onde as pessoas desfrutam de um ambiente saudável, onde as condições pedestres são favoráveis. A Walkability é mensurável, através do Walk Score, pelo número de pessoas que estão e fazem uso de um bairro. Lisboa, por exemplo, aproxima-se a passos curtos de uma boa performance em Walkability e é classificada como very walkable.

Sob o ímpeto do espírito de aventura, este projecto inovador pretende trazer a criatividade simples às ruas. Mostrar que até o mais pequeno bairro pode estar cheio de ínfimos lugares à espera dos seus habitantes. Reaviver o espírito saudosista daqueles tempos de infância, onde se caminhava sem olhar para trás. Ver aquela caixa grande e verde que há uns anos serviu de carrinho de transporte de brinquedos e que agora nos parece ser apenas um caixote do lixo ou aquela árvore que tem a marca das nossas mãos, quando se brincava às escondidas. Fomentar o espírito de comunidade como parte integrante da consciência cívica dos moradores é o mote para esta campanha de solidariedade para com o próximo.

A ideia é que os passeios sejam feitos e vividos como se os moradores fossem ainda crianças a reviver outros tempos. Na realidade, os passeios são conduzidos por crianças que alimentam as caminhadas com a descoberta de lugares preferidos. O desafio pode fortalecer os laços no seio das comunidades dos bairros, para além de incentivar a um maior cuidado com a saúde, diminuindo o risco de doenças. São inúmeras as vantagens de todas as pessoas andarem a pé sobretudo porque “aumenta o conceito de autonomia e amor-próprio ou auto-estima, em comparação com aqueles que não praticam desporto.”

Walkability tem provado ser um ponto de partida para a ideia de que as boas ideias, aliadas às boas práticas, fazem os bons bairros.

Share this article
Shareable URL
Prev Post

Móveis na Era Digital

Next Post

Números do desemprego incendeiam descontentamento

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Read next

Filha da Lei

Fala-se muito em produção nacional e por isso resolvi escrever sobre um produto português que a meu ver não tem…