EducaçãoSociedade

O que faz uma criança feliz?

Têm sorriso fácil, precisam de tão pouco para sentirem felicidade! E nós? Que felicidade oferecemos? 

Parece-me que andamos tão ansiosos em preparar o depois que deixamos em “pause” o imediato, o agora. A felicidade de agora espera muito. 

Acho que o que faz uma criança feliz tem tanto de simples como de bonito!

Chuva! Chuva faz uma criança feliz. Não a chuva que cai lá fora e ela tem o privilégio de a ver cá dentro caindo no vidro! Contudo, a chuva, aquela que cai dentro no vidro, aquela que cai na cabeça, molha a mão, faz molhar o casaco. Chapinhar nas poças, isso traz felicidade, sem medo de sentir as gotas a saltarem por todo o lado. 

Lama! Lama faz uma criança feliz! Lama nas mãos, na roupa, por todo o lado, lama boa. Tocar sem medos, brincar sem o “não mexe”, “não pode”.

Areia, água, parque, rua, espaço quase até ao horizonte. O prazer de correr, de saltar, o prazer do experimentar, o bom que é estar uma tarde sem ouvir “aí não podes ir” ou “isso não podes fazer”. A liberdade faz uma criança feliz!

Tinta de todas as cores, folhas, cartões por colorir! isso sabem eles fazer tão bem, eles têm um dom especial para colorir o que está sem cor. Eles são a cor! Deixá-los tocar, sentir, cheirar, provar, escolher, cair, levantar. Os aranhões passam quase que por magia, a experiência fica para sempre! 

Mimos, beijinhos, abraços fofinhos fazem uma criança feliz!

Um espaço seguro para errar faz uma criança feliz. Ajudar em casa, na escola deixa uma criança feliz, uma criança autónoma, que não precisa de ajuda para atar as sapatilhas, para vestir o casaco, para assoar o nariz é uma criança feliz! 

Crianças felizes erram! Aprendem com os erros.

As roupas lavam-se, o corpo, o cabelo são laváveis também. Enquanto os “agarramos” para não estarem a sujar-se o tempo passa, as roupas deixam de servir e muitas experiências ficam por viver. 

Comemorar o aniversário deixa uma criança super-feliz, contar os dias até lá trás uma felicidade sem fim, reunir os amigos, comemorar o seu dia especial traz alegria. O Natal, a magia que o velhote de barbas brancas espalha faz uma criança feliz. Fazer broas! Ai isso traz sorrisos sem fim. Colocar cada bola, mesmo que atrapalhadamente, no pinheirinho faz uma criança feliz! Luzinhas, lacinhos, bolinhas, sofá quentinho e muitas purpurinas trazem felicidade! 

Para a Eva Luna, 8 anos, ser feliz é estar com a família, sentir se amada, estar perto. 

Quando a criança é amada ela recebe além de carinho, respeito, limites e atenção. O amor leva as pessoas a se darem, a se entregarem para o bem do outro, para ver o próximo feliz.”

Estar num ambiente feliz faz crianças felizes. Pessoas que espalham sorrisos, oferecem oportunidades para errar, que valorizam o tempo juntos, que deixam ficar o carinho e respeito sempre presentes criam crianças felizes. Crianças felizes serão adultas bem resolvidas, encontrarão sempre uma razão para seguir em frente, para sentir que vale a pena estar aqui neste palco da vida. Que tenhamos sempre a capacidade de ver a felicidade nos pequenos detalhes que fazem a diferença

Encontrar um mundo de sonhos, carregado de doces e guloseimas, ver um rio de Nutella, pisar uma estrada de gomas e o seu desejo é conhecer a torre Eiffel. Diz ela que é ó seu maior sonho. De cada vez que fala nesse sonho, vive um bocadinho dele e isso faz uma criança feliz.

País admiráveis educam pelo exemplo *

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Back to top button
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: