Tarefa tão linda quanto desafiadora. A jornada segue repleta de bons, médios e maus momentos sem presentear a ninguém com imunidade. Cada um deve lutar suas próprias guerras.
Ao atravessarmos dificuldades até o motorista da aplicação via terapeuta, conselheiro, amigo de infância. Entretanto, está cada dia mais raro encontrar quem saiba “desatar os próprios nós”.
A neurociência garante que a gratidão pode ser poderosa ao ponto de curar doenças e determinar bons acontecimentos futuros. A estatística aponta que os detentores de corações gratos são mais felizes, saudáveis e bem sucedidos.
Curioso perceber a complexidade deste conselho. Apesar de parecer simples as religiões há milênios antecederam a ciência ao ensinar que devemos dar graças pelo bom e pelo ruim. Talvez aí esteja o segredo. Quem consegue agradecer os dias maus? Pelas dores e perdas? Qual ser humano é capaz de se sentir grato em meio ao luto?
Agradecer o pão antes da refeição. Feito. Agradecer o colega de trabalho cuja fofoca resultou na minha demissão. Oi? Agradecer pela saúde e pelo abrigo. Fácil. Render graças pelo assalto ou pelo empurrão que machucou o joelho. Quem consegue?
Sabemos: até um tropeço joga a gente pra frente. A grande dúvida: adianta agradecer da boca pra fora? Porque no momento de aflição a primeira ideia é xingar.
Depois de bastante tempo, fica mais fácil digerir e até reconhecer o mal resultado em bem, mas, na hora da topada, da crítica, do desgosto questionamos: porque eu?
Está lançado o desafio. Uma semana a agradecer por tudo. Aceitas?
Reflexivo ! Gratidão é uma das melhores virtudes do ser humano. Gratidao pesa, pois e carregada pro resto da vida.
Ingratidão não ! Por isso a maioria dos seres humanos prefere NÃO agradecer, é mais leve, da menos trabalho ! Esse coment foi só pra agregar na reflexão. Parabéns a autora !
É realmente um desafio ver o lado bom das coisas/ agradecer quando não tivemos o resultado tão esperado. Mas acredito que seja um exercício que aos poucos vai ficando mais natural. Ver algum lado bom, mesmo que pequeno, mesmo que dá boca para fora, mesmo que fantasioso, faz aquele desafio acabar mais rápido e nos leva para outro nível.
Quero continuação do texto…