O criativo empreendedor

A actual conjuntura económico-financeira é a principal responsável pela degradação da qualidade de vida dos cidadãos. Isso nota-se no quotidiano quando vemos pessoas na rua com um ar de desalento (ou não fossemos nós um povo que carrega o fado às costas), as lojas vazias, o comércio tradicional em vias de extinção, o que se reflecte num sem-número de empresas a falir e em níveis de desemprego a atingir algarismos altíssimos.

No entanto, é também perante este cenário sombrio e incerto que surgem os chamados empreendedores, indivíduos que assumem a missão (quase) heróica de criar algo novo, de definir novas perguntas e encontrar respostas para os problemas do nosso corpo social.

Embora a palavra empreendedorismo seja um palavrão que tem andado na boca de muita gente e tenha um quê de lugar-comum, a verdade é que a crise é também um cenário de novas interrogações e um terreno fértil para novas invenções.

A novidade ocorre quando o paradigma actual já não é capaz de dar resposta às necessidades colocadas e, deste modo, os enigmas da sociedade são tão prementes que rompem com o arquétipo instituído para dar lugar a uma nova visão.

A questão é: O que resta inventar neste mundo tão complexo e sedento de novidade? Para despertar o espírito criativo e empreendedor é preciso, em primeiro lugar, despir e contrariar a barreira intrínseca ao ser humano que reside na certeza de que já não há nada novo para ser inventado, quer no quotidiano dos indivíduos, como no mundo empresarial. O empreendedor transgride esta ideia pré-concebida, vai atrás de um sonho, de uma ideia que pretende não apenas recriar o seu ambiente mas revolucionar toda a sociedade.

O planeta tem sido constantemente atravessado por transformações muito grandes em períodos de tempo muito curtos, especialmente no século XX, quando foi criada a maioria das invenções que revolucionaram o estilo dos sujeitos a nível dos processos simbólicos e a nível dos processos de reprodução material.

A criação do inaudito visa uma nova interpretação da utilização de coisas que já existem e que, no entanto, nunca foram perspectivadas de outra forma. E é aqui que reside a dificuldade – para essa nova leitura do real, é necessário desmontar o verosímil e o óbvio para conseguir criar algo de realmente novo e original.

CP_criativoempreendedor_1

Contudo, é preciso deixar a ressalva do quão lancinante é o processo criativo. É preciso passar por momentos de inferno, por um deserto intelectual que parece não ter fim à vista, pela fragilidade que um indivíduo enfrenta quando se expõem aos outros. A dúvida iminente sobre a reacção das pessoas à nova invenção pode ser angustiante e perturbadora. E ainda é preciso conseguir lutar contra o pessimismo dos “velhos do Restelo”, coisa muito tuga, e continuar a persistir numa ideia que pode ser considerada louca ou descabida.

Digamos que os empreendedores são, de facto, pessoas que se destacam das restantes, que têm uma motivação singular e uma paixão desmesurada pelo que fazem. O criativo não quer ser apenas mais uma ovelha no rebanho. O empreendedor almeja algo diferente, capaz de deixar um legado palpável no universo.

A crise e os tempos de austeridade são realmente desoladores e deixam muitas famílias à beira da ruína, sem a esperança de um dia melhor. Porém, é também sob esta atmosfera lúgubre que florescem boas ideias, em que os que são realmente bons e capazes, através de muito trabalho, têm a possibilidade de brilhar.

O empreendedor não se deixa abater pelas dificuldades, muito pelo contrário, são os próprios obstáculos que motivam a sua criação, que o levam a explorar o inexplorado, transformando os “problemas em poemas”.

Share this article
Shareable URL
Prev Post

Uma realidade ficcional

Next Post

Insanidade Virtual

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Read next

Porque se compram marcas?

Comprar uma peça de roupa de uma dada marca em detrimento de outra ou comprar um equipamento electrónico de uma…

Assédio sexual

Ele andava cheio de motivação. Tinha feito o curso que desejava, desde miúdo e a esperança no futuro era enorme.…