+1 202 555 0180

Have a question, comment, or concern? Our dedicated team of experts is ready to hear and assist you. Reach us through our social media, phone, or live chat.

“O ano da SIC”?

Será através da novela Nazaré, da SIC, que conseguiremos mudar mentalidades? Sensibilizar a violência doméstica com cenas chocantes? Ou o mal está no videoclip de uma música de hip-hop? A Sic “mexe realmente connosco”?

A SIC ganhou as audiências, várias vezes, com a novela “Nazaré”, em que é exposto um violento caso de violência doméstica – mulher sofre de pressão psicológica, física e acaba por perder a sua identidade, a partir do momento em que a sua profissão é “cuidar dos filhos, que precisam de si”. O próprio Rui Unas, o agressor, admitiu em vários posts nas redes sociais que não era capaz de ver as cenas, devido à sua intensidade.

No último mês do ano, o caso foi desmascarado na novela e fugiram para o Porto, com a ajuda da APAV. Não condeno a presença da organização, antes pelo contrário, acho que é uma realidade que deve ser exposta,  mostrando que existem várias ajudas em Portugal para as vítimas. No entanto, qual a necessidade de demorar meses para a família encontrar um rumo? Audiências! Enquanto demoravam a colocar cada espectador “agarrado” ao episódio, existiram dezenas de mulheres que morreram nas mãos dos seus companheiros (em 2019, foram 27). Contudo, ainda bem que a SIC conseguiu ser líder de audiências.

Sem esquecer a polémica em volta da música “BFF” de Valete, que expõe um caso fictício de violência no namoro e que se tornou alvo de crítica, por retratar esta realidade de vários lares portugueses.

Porque é que uma novela no horário nobre da televisão portuguesa passa a imagem correta da situação e uma música de hip-hop incentiva à prática da violência? Vamo-nos preocupar em sensibilizar o tema nas escolas, melhorar o acompanhamento psicológico nas escolas e pensar nas 33 vítimas de 2019.

Share this article
Shareable URL
Prev Post

A palavra

Next Post

Vida e Concertos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Read next

Saudade

Existe uma ideia generalizada de que esta palavra só existe na língua portuguesa. Assim sendo não consegue…

Testamento vital

Já muito se falou sobre a eutanásia e as opiniões não podem ser coincidentes. Sabe-se que as pessoas são todas…