Mandalorian

A Disney + chegou para fazer concorrência a outras plataformas digitais como Netflix e HBO, mas não chegou sozinha. A espera já era grande para a estreia da nova série Mandalorian. Ainda não temos este serviço em Portugal, mas já não deve faltar muito. Entretanto, já vi os primeiros episódios e estas são as minhas primeiras impressões.

Baseado no universo Star Wars, “Mandalorian” é a nova série da Disney, criada pelo ator e realizador Jon Favreau. A primeira temporada vai ter 8 episódios, disponibilizados todas as sexta-feira, até bem perto do Natal, altura em que estreia o último filme desta trilogia de Star Wars, IX A Ascenção de Skywalker. Ao que tudo indica, a série e o filme podem estar relacionados e tal está ainda a aumentar mais a curiosidade dos fãs. Situando ainda melhor o espaço temporal, “Mandalorian” ocorre 5 anos após o final do filme “Star Wars Episódio VI: O Regresso dos Jedi “(1983). Então, por esta lógica, sabemos que os heróis Luke, Leia e Han Solo estão certamente vivos em algum lugar. A narrativa, tal como o nome indica, segue a jornada de uma mandaloriano, que é um excelente pistoleiro e piloto de naves, que viaja sozinho pela galáxia, após a queda do Império, em troca de algum dinheiro pela captura de recompensas.

A série começa com a transacção de negócios do mandoloriano. É-lhe atribuído um trabalho, resgatar uma misteriosa recompensa. À chegada ao seu destino, cruza-se com alguém que o vai ajudar a conseguir o que pretende. Uma amizade que vai evoluindo, durante dois episódios. Contudo, o mais curioso é o final do primeiro episódio. Para quem ainda não viu o episódio e para quem anda distraído na Internet nos últimos tempos, é melhor parar a leitura por aqui, pois spoilers vão aparecer. Continuando, sobre o final do primeiro episódio e  já aconteceu ser uma das maiores delícias da Internet dos últimos tempos, é o encontro com um bebé da mesma espécie do Yoda. Isso mesmo. Além da personagem ser muito querida, deixa no ar muitas dúvidas. Sempre pensávamos que o Yoda era o único da sua espécie. Seres bastante habilidosos com a força, conseguem durar muitos e muitos anos. Ora, nesta época, o Yoda já tinha morrido, mas, então, significa que o bebé já estava vivo entre o confronto de Jedis e o malvado Palpatine? Como o conseguiram esconder? Como sabiam que estava vivo? Quem o escondeu? São muitas perguntas que ainda não têm resposta, mas teremos de esperar para descobrir.

Pedro Pascal é o protagonista desta série. Ainda não lhe vimos a cara, mas os diálogos e gestos são bastante enriquecedores. Além disso, o forte carinho e protecção que sente pelo “bebé Yoda”, como é chamado na Internet, é do mais querido possível. Quase como se fosse uma relação entre pai e filho. Apesar do mandaloriano não ser uma pessoa que expressa os seus sentimentos, conseguimos visualizar que ali já existe uma forte relação, mesmo que não exista comunicação perceptível.

Os cenários bem construídos digitalmente e a caracterização que já conhecemos deste universo não podiam estar melhor representadas. Com a ajuda do CGI, conseguimos sentir quase como se estivéssemos numa galáxia muito, muito longe. O departamento de fotografia é bastante profissional, pelo menos nesta série, não temos a pressão de ação de filme e, por isso, tudo fluí melhor. Relativamente à realização, muitos vão ter a sua oportunidade. Dave Filoni (Clone Wars e Star Wars Rebels) realizou o episódio piloto. Outros nomes como Taika Waititi (Thor: Ragnarok) e Deborah Chow (Jessica Jones) realizaram os capítulos seguintes. A atriz Bryce Dallas Howard (Jurassic World) também tem um episódio com a sua direção.

Concluindo, esta é uma série must-see para todos os fãs de Star Wars. Para quem é curioso de primeira viagem, aconselho verem os filmes anteriores, para assim se manterem informados sobre o background da história. “Mandalorian” ainda agora começou, mas já se espera uma segunda temporada.

Share this article
Shareable URL
Prev Post

O homem que inventou o Natal

Next Post

Gestão Sustentável e Tecnologia, o caminho… do futuro

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Read next

Sonhos

Sabem quantas tempestade cabem nos sonhos que alimento? Claro que não podem saber, afinal todos vocês vivem do…