fbpx
ArtesCultura

Everyday COVID – Retrato de uma pandemia.

Existem momentos que têm que ficar perpetuados na história. Momentos esses, que marcam a humanidade, tanto pelo lado positivo como pelo negativo. É o que sucede com esta pandemia que assola a humanidade, e que melhor forma para retratar esta catástrofe do que por intermédio da lente de um fotógrafo.

No nosso país, á medida que endurecem as medidas de prevenção de contágio do novo coronavírus, é cada vez menor o número de profissionais de vários quadrantes a exercerem a sua profissão no terreno.

Os fotógrafos e fotojornalistas, cujo trabalho depende exclusivamente do contacto directo com o quotidiano das pessoas, vivenciam uma nova realidade, a do confinamento e isolamento social.

Perante a ansiedade do presente, e o receio do futuro da sua profissão, e com o intuito de escoar as imagens que produzem enquanto profissionais e cidadãos comuns, dentro e fora de portas, um grupo de fotógrafos e fotojornalistas criaram uma conta no Instagram denominada “EVERYDAY COVID”.

Dessas fotos, nasceu um livro intitulado Everyday COVID – Diários fotográficos em estado de emergência cujo valor artístico se poderá considerar como um documento para memória futura. No qual, participaram na sua concepção, que inclui mais de 500 fotografias, 87 fotógrafos, os quais na sua maioria com situação profissional precária.

Fotos essas, tiradas durante as idas ao supermercado, à farmácia, ou no simples visionamento de cenas do quotidiano durante o confinamento. Além das fotos, a sua edição de autor possui também um caderno em Braille, um QR e um link que permite ouvir as legendas das fotografias, em suma, um produto para todas as pessoas.

Nesta obra, é focada várias vertentes do confinamento, como o isolamento, o sentido de clausura, a nova realidade das máscaras, a azáfama nos hospitais, nos lares, desinfecções, momentos políticos e até funerais.

Este livro foi concebido para que nunca se esqueça o sofrimento, o medo e a incerteza que pairou e continua a pairar na sociedade portuguesa e mundial. Uma forma das gerações vindouras entenderem melhor o que se passou durante esta pandemia.

Uma obra a ter em conta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo
%d bloggers like this:

Adblock Detectado

Por favor, considere apoiar o nosso site desligando o seu ad blocker.