Não sou uma pessoa de ler livros e mesmo assim, quando leio é para aprender algo na minha área do Design ou sobre um tema que me cativa e para além disso têm que ter poucas páginas, com uma leitura sucinta e objectiva.
Eu sei que a Feira do Livro já passou, mas quero partilhar dois livros. O Design que o Design não vê de Mário Moura que foi comprado no ano passado na Feira do Livro e ainda estou a ler, e o Livro O Papel do Design na Inovação de Céline Abecassis-Moedas comprado este ano na papelaria Almedina.
Um é conciso e vai directo ao assunto sobre o papel do design, e outro vai deixar-te ver o design com outra perspectiva.
Livro O papel do design na inovação
Começo com o livro O papel do design na inovação de Céline Abecassis-Moedas da editora argumento.
Comprei por coincidência no dia de 25 de Abril e fui para o Parque Eduardo VII e posso dizer que li este livro em 2horas. É um livro de bolso, mas a sua leitura simplificada permite entender melhor os tópicos sobre o design.
Este livro está dividido em várias partes: uma breve introdução sobre o design e o papel na inovação a nível global, a importância do Design Thinking e como se centra nas pessoas, isto é, encontrar soluções que se adequam na realidade deste mundo.
Fala também sobre o conceito do Design-driven innovation que têm como base o valor afectivo dos objectos.

E por último a autora fala sobre a Gestão do design e todas as áreas do design, sejam internos ou externos devem estar de mãos dadas para um produto ou serviço de qualidade.
Este livro têm como objectivo d(o/a) leitor(a) analisar estas ferramentas de design e como aplicar no mercado de trabalho para criarem um produto inovador/serviço com qualidade e centrado no cidadão.
A autora Céline Abecassis-Moedas é Doutorada em Estratégia Empresarial (École Polytechnique, Paris), Mestre em Gestão (Université Paris Dauphine) e Licenciada em Economia e Gestão (École Normale Supérieure de Cachan e La Sorbonne). É Diretora da Formação de Executivos, fundadora e Diretora Académica do CTIE (Center for Technological Innovation & Entrepreneurship) e Professora Associada (com Agregação) nas áreas de Estratégia e Inovação na CATÓLICA-LISBON. Administradora não executiva da CUF, Vista Alegre Atlantis e GreenVolt. Os interesses de investigação da Céline focam-se no papel do design na inovação, na gestão do design, na gestão da inovação e empreendedorismo nas indústrias criativas.
Livro O Design que o Design não vê
Este livro têm 217 páginas e ainda estou a ler. Sou lenta a ler livros, é verdade. Mas quando ando de Metro ou Comboio aproveito e vou pondo a leitura em dia.
O autor deste livro é o Mário Moura, ele escreve sobre design desde 2004, principalmente em blogs, jornais e revistas portugueses. É professor de história, crítica de design e design editorial na Universidade do Porto, e autor de três livros, Design em Tempos de Crise, O Design Que o Design Não Vê, A Força da Forma.
O Design que o Design não vê é da editora Orfeu Negro, até á data estou a adorar de ler cada página que vou sublinhando com o lápis e estou aprender mais sobre o lado mais histórico e político do design a nível Nacional e Internacional. Mário Moura convoca a crítica do design para analisar os seus impensados e a cultura contemporânea, à semelhança da melhor tradição da crítica literária e da crítica de arte.
Com várias incursões pela literatura, política, história, geografia e pelo cinema, o autor desmonta o património discursivo do design e demonstra como este é formado e reformado por conceitos de raça, classe, género, autoria e periferia, entre outros.
Instagram: @unseenby.design
Website: unseenby.design/about
Livro BÓNUS
Como bónus, partilho aqui um livro que me ajuda muito em momentos de falta de criatividade, quando sinto síndrome de impostor ou mesmo quando estou a procrastinar.
Quem daqui nunca sentiu isso, que lance a primeira pedra. Todos já sentimos isso e não é fácil encontrar motivação.
Este livro tem como título: Tu és Genial, mas ainda não sabes de Rod Judkins é um livro que aborda 57 formas para libertares a criatividade que há em ti através de vários exemplos de artistas, músicos, designers, escritores…
Basicamente vai te ajudar a potenciar o teu pensamento criativo e aumentar a tua autoconfiança. Parece mais um daqueles livros de autoajuda, mas enganam-se, este livro abriu-me os olhos e deu me inputs que precisava para acreditar no meu potencial como designer e artista.
Então para finalizar, ler pode ser aborrecido porque não têm imagens ou não é interactivo, mas também para quem adora ler livros pode ser como o ar que respiram e não conseguem estar sem ler uma página.
Mas a lição moral deste artigo, é que ler é necessário independentemente do formato, imagem, páginas… o que importa é que a leitura proporciona: desenvolvimento da imaginação, da criatividade, da comunicação, bem como o aumento do vocabulário, conhecimentos gerais e do senso crítico.
Além destes benefícios, com a leitura exercitamos nosso cérebro, o que facilita a interpretação de textos e leva à maior a competência (habilidade) na escrita.
E o facto de eu estar a escrever para o Repórter Sombra é um bom exemplo disso mesmo. “Obriga-me” a ler mais e acima de tudo, ao estar a escrever este artigo permite-me aumentar mais a minha perspectiva sobre o mundo e aumentar o meu vocabulário.
Se adoras ler livros ou queres vender os que já lestes, recomendo a Trade Stories é uma boa a plataforma com a maior comunidade de troca e venda de livros em segunda mão de Portugal. Ao comprares em segunda mão, estás ajudar o ambiente e salvar as florestas.