fbpx
Ciências e TecnologiaTecnologia

Dias digitais…

...sem privacidade alguma.

Nos dias de hoje, sempre que queremos conhecer um conceito ou saber um qualquer significado,  seja ele qual for, independentemente da temática que estejamos a pesquisar, depois de digitar uma palavra, ou uma curta frase… tal como se de um passe de magia se tratasse, surge bem na frente dos nossos olhos a resposta, ou o esclarecimento ao que, apenas uns minutos atrás era a nossa dúvida.

Não nos detemos, no entanto, para pensar que nestes tempos digitais que vivemos tudo fica registado e a cada “pisco” que assinalamos, ou resposta que damos, tudo fica guardado numa qualquer “nuvem” que tudo regista e guarda.

Muitas vezes, nem sequer sabemos e/ou temos a real noção do manancial de informação e dados pessoais que disponibilizamos ao Google, tantas vezes, sem o nosso claro e inequívoco conhecimento.

Honestamente, nem sei se tenho uma verdadeira consciência, ou se realmente a quero ter, de toda a informação relativa à minha pessoa que está em posse do Google sem que realmente eu tenha essa real perceção e tenha permitido em consciência que tal recolha acontecesse.

Quando se fala do Google, podemos naturalmente pensar igualmente em todas as outras plataformas que utilizamos diariamente, redes sociais e afins. Se alargarmos o universo onde navegamos, pesquisamos e consultamos os mais diferentes assuntos que nos interessam, então, a informação disponibilizada aumenta substancialmente. No fundo, ficamos expostos de um modo quase escandaloso, a estas empresas, que utilizam mais tarde esta informação privada do comum dos cidadãos, se assim o entenderem, como mais lhes for conveniente e do modo que muito bem entenderem.

Nesta sequência, importa pois ser cauteloso e de alguma forma reservado no modo como respondemos aos diversos pedidos e solicitações, nunca esquecendo que cada “sim” ou “não”, ou qualquer outra inocente resposta significará uma catalogação a que inevitavelmente ficaremos associados, e que irá sempre adicionando mais informação a cada consulta diferente ou novo tema pesquisado inevitavelmente associado a um qualquer endereço de IP que nos situa num sitio determinado e especifico.

Inevitavelmente nunca mais estaremos sozinhos, e a privacidade é um conceito vazio de conteúdo que nada de verdadeiro significa nos dias de hoje.

Ana Paula Marques

Assumo sem qualquer tipo de pudor o grande gosto que tenho pela escrita, e pelo ato de escrever palavra após palavra, construindo momentos de reflexão e procurando embelezar os nossos dias. Verter palavras transformando-as em textos, são momentos de criatividade que me fazem mais feliz, e que espero, possa transformar de algum modo a vida de quem lê o que escrevo com tanto amor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Por favor, considere apoiar o nosso site desligando o seu ad blocker.
%d bloggers like this: