+1 202 555 0180

Have a question, comment, or concern? Our dedicated team of experts is ready to hear and assist you. Reach us through our social media, phone, or live chat.

Barulho

“O bem não faz barulho e o barulho não faz bem”.

Li esta frase de São Francisco de Sales (1567-1622) e, qual epifania, surgiu-me a ideia que esta frase criada num contexto religioso tem todo um sentido laico, que não deve ser ignorado.

Assim, o “Bem” que podemos identificar como a generosidade, a empatia, a bondade, a partilha, o amor, não deve ser autopromovido, ou seja, não deve servir para autopromoção de ninguém. E aí deve de imperar o silêncio/sigilo.

“Quando a mão direita dá, a esquerda não precisa saber”.

Não existe qualquer valor, quando somos generosos com alguém “em troca de algo”, seja o que for, pois o verdadeiro valor está na genuinidade da ação. Isso, sim, é ético, puro.

Já o “Barulho” podemos interpretá-lo como o ruído da maldade, seja o boato, a injúria, a violência ou o ódio que por aí circula e se faz ouvir para desestabilizar, criar atritos e confusões.

“Dividir para reinar” e ” O boato é inimigo do povo” são adágios que corroboram esta interpretação herética que, afinal, não está assim tão longe da Cristã.

Durante a nossa vida, somos confrontados com citações e ditados populares que, à primeira vista, parecem ideias soltas, mas que carregam em si o resumo de algo importante que deve ser motivo de reflexão e, consequentemente, de novas aprendizagens ou consolidação de outras.

Eu gosto de cogitar sobre frases que encerram em si a base dos principais segredos da vida, dos segredos que estão fechados num cofre de cristal transparente e facilmente transponível.

Share this article
Shareable URL
Prev Post

Paralelo virtual

Next Post

Tu, não sabes o que é o amor!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Read next

Viena de Áustria

Sempre achei curiosa a forma como algumas pessoas acentuam a pergunta, quando dizemos que estivemos em Viena: Em…

Viagem de sonho

A minha viagem de sonho ainda está para acontecer, tenho essa convicção. De qualquer modo, a que tenho até ao…