+1 202 555 0180

Have a question, comment, or concern? Our dedicated team of experts is ready to hear and assist you. Reach us through our social media, phone, or live chat.

Atreve-te!

“Sem que reservemos um pouco das nossas vidas a esperanças e sonhos, tudo se tornará meramente mecânico. Porém, temos de esperar de nós mesmos o que queremos, na certeza de que aquilo que fizermos por merecer estará ao nosso alcance. E como conseguimos fazer e esperar ao mesmo tempo para alcançar o que pretendemos?”

O sonho deve ser das poucas coisas comuns a todo o ser humano, a ricos e pobres, a novos e velhos e a todos os géneros.

Serão sonhos diferentes, com toda a certeza, mas todos almejam algo. O que é deveras saudável, pois, em boa verdade, a vida sem sonhos seria tristemente vazia e não faria o menor sentido.

No entanto, há sonhos e sonhos. Há sonhos que ficarão eternamente na terra dos sonhos pela sua inexequibilidade. Outros há que, com muito trabalho, com foco e, acima de tudo, com muita perseverança, poderão tornar-se realidade.

Porém, o trabalho, o foco e a perseverança, não caem do céu! Temos que ser nós próprios a trabalhar arduamente, a focarmo-nos nos nossos objectivos e sobretudo a ser consistentes. Tarefas, a priori, bastante difíceis.

Por sorte, temos, hoje em dia, uma panóplia  de ajudas à nossa disposição. Umas melhores, outras piores, umas mais credíveis outras nem tanto, mas o que importa é que existem.

Falo, por exemplo, de PNL, de Coaching, de Mindset, de Mindfulness e afins.

Com a excepção de “PNL” cuja sigla significa Programação Neurolinguística e trata do conjunto de regras e instruções que guiam o comportamento humano, englobando não só as respostas neurológicas e estímulos externos, mas também a maneira como construímos significados e nos expressamos (verbalmente ou não), o que significam todos os outros estrangeirismos?

Ora bem, depois de uma pesquisa, não muito exaustiva, confesso, reuni e resumi o significado das várias terminologias, como segue:

Coaching é uma forma de desenvolvimento no qual alguém denominado de “coach” (treinador) ajuda os aprendizes (ou coachees) a adquirir um objectivo pessoal ou profissional específico, através de treino (coaching) e orientação.

Mindset, ou em português programação mental ou configuração da mente, representa o conjunto de pensamentos e crenças que moldam a nossa mente e determinam a forma como nos comportamos e encaramos a vida.

Por seu turno, Mindfulness significa atenção plena e é nada mais nada menos do que a consciência que emerge quando colocamos a atenção com intenção e sem julgamentos no momento presente, viver plenamente momento a momento com a consciência de tudo o que está a acontecer nas nossas vidas, intencionalmente e com um propósito.

Posto isto, e de uma forma muito básica e resumida, todos estes termos assentam em premissas de autocontrole, de autoconhecimento e de reprogramação mental tendo em vista determinados objectivos.

Pode então concluir-se que basta conjugar todas estas ferramentas e ensinamentos e estaremos no bom caminho para a realização dos nossos sonhos.

Contudo, e tal como referi acima, são somente ajudas. Mais importante do que tudo isto e que convém não esquecer, é a nossa força de vontade, o nosso querer. Mas tem que ser um querer poderoso, forte, mais forte que qualquer medo, mais forte que qualquer dissuasão, inabalavelmente forte. Só assim conseguiremos alcançar tudo aquilo que pretendemos.

Nota: Este artigo foi escrito seguindo as regras do antigo acordo ortográfico.
Share this article
Shareable URL
Prev Post

Luísa de Jesus

Next Post

Spotify Wrapped: As Comunas Fictícias de Burlington, Berkeley e Cambridge

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Read next

Branco em Agosto

Em Portugal, os casamentos em Agosto popularizaram-se por ser o mês das férias e permitirem que toda a família,…

O Abreu maluco

Há sempre uma personagem na nossa vida que deixa um rasto de boa disposição e saudade. Uma delas foi um…