A maravilhosa MARAVI

“Quantas aventuras podem existir num simples percurso entre casa e a escola?” Esta é uma das principais premissas que aborda o livro MARAVI, a menina da ilha, da autora Márcia Vieira Ávila.

Conheci a Márcia, quando as duas éramos adversárias num concurso de escrita criativa organizado pela plataforma Entre Palavras. Quis Deus que a diretora de RH da empresa em que trabalho também já houvesse, outrora, contratado a Márcia, e se recordasse, do nome dela, da sua ilha (Açores) e da sua boa disposição.

E foi assim que ela passou de minha opositora a minha aliada, nesta caminhada da escrita e da leitura.  Quando comprei o seu livro, fiquei pasmada por ser uma publicação independente. Quanta coragem e investimento é necessário para tal.

MARAVI é um livro sobre uma menina que vive nos Açores e que, no seu quotidiano, descobre o mundo que a rodeia. É um relato de façanhas simples que nos ajudam a explorar a fauna, a flora, a linguagem típica, e a cultura dos Açores. No fundo, é uma viagem pela Freguesia de São Mateus da Calheta e pelas origens da autora.

Eu nunca estive nos Açores até comprar este livro e navegar pelas águas desconhecidas que rodeiam a menina desta ilha.
Recebi o livro na minha morada. Este tem capa dura, formato A4, 78 páginas e foi espantoso ver a sua beleza. As ilustrações foram todas feitas pela autora com aguarelas japonesas Gansai Tambi, e depois digitalizadas com o máximo rigor.

Este é um livro pensado num público infantojuvenil, mas arrisco-me a dizer que é para todas as idades. Afinal, viver, sonhar e aprender são para todos!

A linguagem é cuidada e informal e é um daqueles livros que apetece ter na estante dada a sua riqueza cultural. Posto isto, convido-vos a adquirir este livro e também livros de autores portugueses. Vamos apoiar os artistas portugueses! Vamos apoiar o que é feito pelos nossos!

Para vos aguçar a curiosidade deixo-vos o que se pode ler na contracapa: “Entre canadas e cerrados da Ilha Terceira dos Açores, seis anos depois do grande abalo de terra que quase deitou abaixo toda a ilha, a pequena Maravi perde-se em sonhos e descobertas sobre o mundo extraordinário que a rodeia. Destemida e observadora, a menina da ilha é uma investigadora nata, sempre pronta a absorver mais conhecimento sobre a fauna e flora que a rodeiam e a superar os seus medos e limitações. Maravi chega ao final do dia com a sensação de que não precisa de mais do que já tem. Afinal, uma ilha é um mundo e a cada novo dia há mais aventuras por viver!”

Para adquirirem o livro podem fazê-lo através da Amazon ou podem fazê-lo diretamente com a autora e assim vem autografado!

Contactos:

  • Email – MARAVIameninadailha@gmail.com
  • Instagram – maravi.art ou marcia_vieira_avila
Nota: este artigo foi escrito seguindo as regras do Antigo Acordo Ortográfico
Share this article
Shareable URL
Prev Post

Tempos sombrios são…

Next Post

Animais de Estimação: Maldades por Amor

Comments 1
  1. Olá, Marília!

    Adorei o teu texto MARAVIlha! 🙂
    Pela simplicidade das palavras e pelo convite a um novo lugar, cheio de maravilhas por descobrir.
    É essa a beleza da mensagem. Espero em breve adquirir este livro, e quem sabe, para um breve mais tardio, visitar tão bela ilha.
    Vou gostar de ler as tuas escolhas literárias. 😉
    Beijo de luz

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Read next

Mein Kampf

Ou a minha luta. O livro em questão é polémico e tem toda a razão de o ser, no entanto, a obra (como qualquer…

CRUELLA

Cruella Cruel, Cruella Cruel É mais traçoeira do que uma cascavel Em suas veias só circulam fel Cruella, Cruella…