Europa Romântica

A Europa Romântica

A Europa é um continente cheio de especiais recantos que dão o mote ao romantismo. Na hora de escolher o destino da viagem, difícil será optar pelo que mais incita ao namoro ou perceber por qual deles nos enamorámos mais. Após exaustiva pesquisa e compromisso de todos os factores que levam a decidir o destino de uma viagem ao estrangeiro, possivelmente ficará sempre aquele sentimento de vazio, de tristeza e insatisfação por não se poder ter tudo, nem tudo amar, ao mesmo tempo.

Não se sabe se pela história ou pelo clima, mas desconfia-se que muito em parte pela gastronomia, que Itália é considerada mágica no que toca a passeios a dois. Provavelmente culpa da Disney, mas quem já não se imaginou a partilhar aquele fio de esparguete que culmina num beijo? Para além da pasta, Veneza tem pontes, ruas, becos e vielas que gritam para serem passeadas em demonstrações de amor. Os canais são o cartão de visita desta cidade, por poderem ser navegados nas famosas gôndolas, atingindo-se aqui o expoente máximo daquilo que se considera romântico. De Maio a Setembro, as temperaturas são convidativas à sua visita, porém não se deve descurar o Carnaval, mundialmente conhecido pelas suas máscaras ornamentadas ao estilo barroco, uma boa altura para se aumentar o misticismo e apimentar a relação.

Veneza

Continuando a apontar o dedo à Disney, até porque por aqueles lados existe um parque de diversões, não se podia falar de Europa e de Romantismo sem referir França, mais precisamente, Paris. Paris é a eterna e mítica cidade dos apaixonados, a primeira eleita para se jurar amor eterno. A sua história no mundo das artes e a sua cultura gastronómica conferem-lhe o estatuto da cidade mais romântica do mundo. O seu monumento mais emblemático, a Torre Eiffel, permite contemplar a cidade e namorar sob a sua luz, também ela considerada única e especial, razão pela qual acolhe tantos artistas para produzirem as suas artes e acolhe tantas almas gémeas para consolidarem o seu amor.

Paris

Viajando rumo ao centro da Europa e a climas mais frescos, existem cidades que têm que ser referidas pelo seu carácter romântico, como é o exemplo de Praga. A capital da República Checa é considerada um dos mais belos e antigos centros urbanos da Europa que marca quem a visita, especialmente quando se trata de casais. As ruas medievais fomentam o cavalheirismo e a ponte de S. Carlos é de passagem obrigatória, pois reza a história que as estátuas da ponte abençoam os casais que por lá passam.

Praga

Apesar do clima em Budapeste também ser fresco, a capital da Hungria apresenta um dos mais belos pores-do-sol, capazes de aquecer qualquer corpo mais resfriado. Tal como em Veneza, é obrigatório o passeio pelo rio Danúbio, onde se pode ver Buda e Peste crescerem nas margens do rio. A ponte das correntes, sobretudo à noite, é uma das mais belas pela sua iluminação, pelo que valerá a pena que o passeio de barco seja feito à noite e, com certeza, aumentará o romantismo, se acompanhado de um jantar em “alto rio”.

Budapeste_Hungria

De Portugal não rezam as pesquisas e não se elegem cidades como destinos românticos, por isso, fazemo-lo nós. Não por sermos portugueses e puxarmos a brasa à nossa sardinha, mas porque temos a saudade na língua, palavra sem tradução, o que levanta uma questão: como não poderá ser romântico o nosso Portugal, se temos palavras próprias, que acarretam sentimentos inexpressáveis em qualquer outra língua não só da Europa, mas do mundo? Partindo da saudade e com tal substantivo em mente, vamos eleger as duas cidades mais românticas de Portugal: Lisboa e Porto.

Lisboa

Lisboa, não por ser a capital, mas por ter a diversidade cultural, os bairros históricos e antigos e, ao mesmo tempo, ter a vanguarda que a coloca no roteiro para ser visitada, mesmo que ainda não tenha o rótulo de destino mais romântico. O Porto tem a luz, tem o rio Douro que divide as margens e que, sob elas, deixa cair casas velhas mas de algum modo belas pelas suas cores já desgastadas. Possui um povo genuíno e de coração na boca que diz sem pensar aquilo que lhe vai na alma. A genuinidade, não será este um dos melhores atributos para se construir um verdadeiro amor?

Porto

Independentemente das características que qualquer cidade possa ter e por mais que tenha a habilidade de potenciar o amor, são as pessoas que fazem os espaços, são os momentos que fazem memórias e qualquer que seja a cidade será somente o pano de fundo das recordações vividas a dois.

Share this article
Shareable URL
Prev Post

La Fille du Régiment

Next Post

Odeio a perfeição

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Read next

Como provar um Whisky?

No artigo anterior, dei-vos a conhecer o whisky, as regiões de escocesas do whisky e alguns dos seus sabores.…