CulturaCultura

Yi Peng, o festival das luzes e dos desejos

O Festival de Yi Peng, também conhecido como o Festival Lanna, ocorre no norte da Tailândia, no segundo mês do calendário tailandês (“Yi” significa dois e “Peng” mês). O que no calendário ocidental corresponde ao mês de Novembro.

As mais elaboradas celebrações deste festival acontecem em Ching Mai, antiga capital do reino de Lanna. Durante 3 a 5 dias, as ruas e as casas desta cidade são enfeitadas com flores, faróis e bandeiras feitas de papel. Impressionantes fogos-de-artifício são exibidos, ao longo de toda da madrugada, colorindo o céu. Os grandes protagonistas deste festival, no entanto, são os chamados khome.

MG_yipengofestivaldasluzesedosdesejos_1Historicamente, estas lanternas foram inventadas há 1.800 anos pelo chinês Zhuge Liang (181 a 234 d.C.), para iluminar o caminho do exército chinês, durante a noite, e eram também utilizadas como uma ferramenta de comunicação com fins militares. Contudo, actualmente, durante o festival de Yi Peng, uma multidão de pessoas reúne-se para soltar milhares destas lanternas de papel de arroz, que se elevam no céu num espetáculo alucinante. É por isto que este trata-se de um dos festivais mais belos e emotivos da Tailândia.

Para os tailandeses estas lanternas são um símbolo de boa sorte, que, quando lançadas, levam consigo as más energias e azares. Também é costume que as pessoas transmitam os seus desejos aos céus, escrevendo-os no papel de arroz das lanternas, que, ao alcançarem as estrelas, tornam-se realidade. Acredita-se que, quanto mais alto voar o khome, maior a probabilidade que estas preces e estes desejos sejam ouvidos.

MG_yipengofestivaldasluzesedosdesejos_2Não é difícil fazer flutuar o khome e cada um pode ser comprado pelo preço de 35 baht (aproximadamente, 84 cêntimos da nossa moeda). Antes de lança-lo, deve fazer-se um círculo com os amigos e familiares e escrever os desejos na lanterna. Depois, entre todos, solta-se a lanterna que sobre lentamente para o céu. Conta a lenda desta tradição, que, se tiveres a sorte de que um monge budista se ofereça para acender a tua lanterna, receberás sabedoria e sorte na vida.

Celebrações similares ao Yi Peng são festejadas também na Índia, em Taiwan, em Laos e também em certas partes da China.

Tags
Show More

Maria J Gutierrez

Bióloga de profissão, amante da natureza e de todas as suas formas de vida, desde os seres mais gigantes até aos mais pequeninos. Não há nada como estar com a família, descobrir o mundo, aprender, ler um bom livro e cervejinhas com os amigos.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Check Also

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: