+1 202 555 0180

Have a question, comment, or concern? Our dedicated team of experts is ready to hear and assist you. Reach us through our social media, phone, or live chat.

Viagens na minha terra

Sempre viajei muito de carro com os meus pais, por todo o lado e mais algum deste país. Os recantos mais inóspitos, os bosques mais escondidos nas nascentes e paisagens mais inesperadas, nós estivemos lá! Isso é garantido.

Não sei bem porquê, mas o Gerês sempre ficou fora destas viagens. Andamos pelo Minho e Trás-os-Montes mas não pelo Gerês. Quero acreditar que ficou aguardar, como aquelas comidas que se deixa para o fim, porque para o fim reservamos o melhor.

Foi mesmo isso que senti, quando os meus olhos vislumbraram aquelas paisagens: o verde, as cascatas, a água límpida, os recantos, os miradouros, as comidas e os bois imponentes soltos pelas serras. Cada paisagem no Gerês é digna de um enquadramento fotográfico. O que ali se admira é único, só pode, porque é tão diferente das restantes paisagens deste pais e de outras paragens por onde andei, só pode ser único.

É um dos maiores Santuários da Vida Natural em Portugal, com pontos a visitar que não se pode mesmo perder como: a Cascata do Arado onde a água cristalina escorre pelo meio de uma escarpa, aliás o Gerês é conhecido pelas suas cascatas, qualquer uma vale a pena visitar e sentir o fresco da água e o som da água a bater nas rochas. O Miradouro da Pedra Bela é outro dos pontos imperdíveis, em Terras de Bouro, está situado a cerca de 800 metros de altitude. Este é um dos locais mais famosos do Gerês, e uma vez avistando a paisagem, percebe-se instintivamente o porquê, a confluência entre o Rio Cávado e o Rio Caldo, a ponte que liga duas margens e o verde luxuriante da Serra é de cortar a respiração.

As aldeias que se vão encontrando no Gerês, como Brufe, Pitões das Júnias ou Lindoso, revelam uma arquitetura de casas graníticas únicas, belos exemplares da arquitetura popular, complementadas com outros elementos tradicionais tais como espigueiros, eiras e relógios de sol.

Outras das curiosidades do Gerês é poder-se encontrar no meio da estrada um ou mais bois-barrosão deitados na estrada, nas bermas ou simplesmente a vaguear livremente no meio dos bonitos bosques que por ali se encontram.

O último recanto de Portugal Continental que me faltava descobrir, foi efetivamente uma surpresa, não sabia o que esperar ao certo ou o que iria encontrar e conseguiu deixar-me sem palavras, é simplesmente: magnifico!

Share this article
Shareable URL
Prev Post

Perder um Amigo

Next Post

Cancro: a importância de um diagnóstico rápido

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Read next

A praia da minha vida

Há muito tempo que não vou lá, mas irá ser sempre a mais linda, para mim. Estou a falar da maravilhosa praia de…

Cuacos de Yuste

Para quem gosta de vilas pitorescas e com uma certa frescura e cheiro a medieval e ainda bem histórico, Cuacos…