Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Desporto

Um Bentayga sem Rival

Quando a Bentley anunciou que ia produzir um SUV (Sports Utility Vehicle) a generalidade do mundo automóvel ficou apreensivo. Quando apresentou o Bentley EXP 9 F, a reacção foi unânime e estrondosa: é horrível, por favor não o produzam. Porém, ao ser um veículo experimental (daí o EXP) teve as suas vantagens: houve tempo para repensar o design do Bentayga.

As primeiras mulas de teste começaram a aparecer durante o ano de 2014. Umas fotografias aqui, um filme ali, mas nada mais do que isso. Desde Janeiro de 2015, quando a Bentley anunciou que o SUV se iria chamar Bentayga (uma amálgama do nome da marca com Taiga, a floresta boreal que cobre grande parte do norte do Hemisfério Norte), que começaram a surgir mais fotografias e vídeos que culminaram na apresentação semioficial antes do Salão de Frankfurt, em Setembro de 2015.

O Bentayga não deixa que haja dúvidas sobre a sua origem. É claramente um Bentley e isso nota-se no design, que é bastante próximo do Flying Spur e do Continental GT. As linhas apresentam a mesma classe e força que o resto da gama. Porém, apesar das semelhanças no design, é distintamente diferente dos outros modelos da Bentley. É um aristocrata de campo, em vez de um aristocrata de estrada.

O Bentayga apresenta o característico motor twin-turbo W12 de 6 litros, com 600 cv de potência, com desconexão de cilindros e uma caixa de 8 velocidades. Não podemos, porém, esquecer que o Bentayga é um SUV. Como tal, existem 4 programas base (Sport, Bentley, Comfort e Custom) que alteram a tracção, distancia ao solo, respostas do motor e o adorno do carro. Com o pacote Off-Road, são adicionados mais 4 programas (Neve e Erva, Terra e Gravilha, Lama e Caminhos e Dunas), o que passa a permitir ao Bentayga levar os ocupantes a praticamente todo o lado em grande conforto (devido a suspensão de ar) e em grande luxo.

Se houvesse dúvidas no exterior que o Bentayga era um Bentley, o interior dissipa-as. Todas as superfícies estão cobertas com pele ou madeira, com o pouco plástico que existe a ser apenas o estritamente necessário, no entanto, o destaque tem de ir para o tecto panorâmico de série. Porém, o Bentayga não é SUV igual aos outros. E a lista dos extras ilustra isso perfeitamente. Nela estão incluídos bancos traseiros individuais, com massagem e ventilação, um sistema de som da Naim com 1800W de potência, um sistema de entretenimento para os bancos traseiros, relógio da Breitling na consola central, ou até um cesto de picnic para a mala (há muitos mais extras não se preocupe).

Como já disse, o Bentayga é claramente um Bentley. E apesar dos seus 2400 kg de peso, é potente o suficiente para atingir os 100 km/h em apenas 4.1 segundos e, havendo estrada suficiente, atinge os 301 km/h. Teoricamente tem por concorrentes o Porsche Cayenne Turbo S e o Range Rover Sport SVR. Ou seja, na prática, não tem concorrentes. Não há nenhum SUV que consiga igualar as suas prestações.

No futuro, espera-se uma versão diesel (4.2 V8), uma versão híbrida e uma versão Speed (mais potente). Em Portugal, só estará disponível em Dezembro e custará um bocadinho mais de 300 mil euros. Contudo, se uma pessoa se descuidar com os extras, facilmente chega aos 400 mil. Em suma? Faça as malas, pegue na mulher e nos filhos e parta à descoberta da Europa. O Bentayga não o irá desapontar e o sorriso com que irá ficar será algo que lhe ficará na memória.

Tags
Show More

Manel Gabirra

Estudante da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa no Curso de Línguas, Literaturas e Culturas. Grande apaixonado por automobilismo e política.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: