Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Bem-EstarLifestyle

Tomar Melhores Decisões

Nem sempre somos determinados, tomamos decisões baseadas naquilo que sentimos, ou gostamos do lugar onde essas decisões nos levaram. Às vezes percebemos que uma decisão que tomamos não foi a mais acertada, e temos que aceitar as suas consequências. Outras vezes tornamo-nos indecisos, exatamente pelas consequências que cada decisão pode trazer. Ou simplesmente por nos sentirmos inseguros. Mas de algo temos a certeza. Quanto mais acreditamos no poder das decisões que tomamos diariamente, mais nos libertamos das suas consequências, porque sabemos que sairemos sempre a ganhar: ou experiências para a vida ou resultados fantásticos.

Há decisões difíceis de tomar, consequências difíceis de aceitar. Às vezes é preciso ponderar bem. Analisar. No entanto, grande parte das vezes acabamos a analisar demais. Nem sempre precisamos de certezas para agir. Às vezes sabemos à partida aquilo que queremos. Contudo, outras vezes também devemos arriscar, experimentar, tentar e ver naquilo que dá. Deixar de lado certezas absolutas e tornar a nossa vida um conjunto de novas experiências que acabam por nos moldar. Porque não importa o que acontecerá, nós arranjaremos uma maneira de lidar com isso.

Tornamos tudo mais simples quando respeitamos aquilo que sentimos, quando colocamos as nossas prioridades em primeiro lugar, mas também quando percebemos que mudar é bom. Quando nos sentimos bem a arriscar, a experimentar e a tomar decisões baseadas na pessoa que queremos ser e não nos nossos receios e possíveis cenários. Algo é certo: não importa o resultado porque a pessoa mais determinada, corajosa e experiente em que nos tornamos valerá, sem dúvida, a pena.

Tomar decisões com base no medo leva-nos a perder oportunidades e a ter arrependimentos mais tarde. Ou porque temos medo de não ser bem aquilo que queremos, ou por estarmos tão confortáveis como estamos, tomar decisões que podem mudar o rumo da nossa vida exige coragem e determinação.

Mas não as tomar rouba-nos a liberdade de ser capaz de viver sabendo que fizemos aquilo que estava certo. Experimentamos. Arriscamos. E falhamos muitas vezes. Pensamos que talvez não fosse a altura certa. Mas acabamos a ganhar sempre mais do que ganharíamos mantendo a mesma rotina de sempre, os mesmos passos, o mesmo conforto e a mesma indecisão.

Por muito que seja difícil escolher, algo que devemos ter em conta é que a cada escolha que fazemos há um custo de oportunidade. Vai haver sempre algo que vamos, de uma maneira ou de outra, perder. Mas isso é completamente normal. O que temos que garantir é que aquela decisão reflete a pessoa que queremos ser e a vida que queremos viver. E se não tivermos a certeza daquilo que queremos, sabemos que podemos sair daquela situação uma pessoa completamente diferente. A verdade é que só experimentando ficamos a saber.

Que as tuas decisões reflitam a esperança, não o medo.

Nelson Mandela

Tags
Show More

Beatriz Guerra

Apaixonada por escrever, ler e viajar. Adoro ouvir histórias de vida e histórias de sucesso. Interesso-me, igualmente, por temas como: bem-estar e estilos de vida, desenvolvimento pessoal, viagens, cultura, idiomas e sociedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: